A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) vai executar um plano de ações durante o Carnaval de Salvador em 2010 que inclui o atendimento, em regime de 24 horas, a 80 crianças entre zero a 12 anos, filhos de trabalhadores ambulantes da festa.

Também serão executadas campanhas contra o trabalho infantil e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, serão entregues informativos na Rodoviária de Salvador, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, Ferry Boat e rede hoteleira, com a finalidade de alcançar diretamente os turistas.

A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) também marcará presença na folia. Vários agentes estarão nas ruas, em jornadas diárias de doze horas, orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar incidentes durante a festividade e garantir a segurança dos foliões.

Já a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) terá plantões especiais. Neste carnaval, o Pronto Atendimento da Fundac funcionará em regime especial, de 7 às 19h, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAA), na avenida Bonocô.

Depois de passar pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e pela Promotoria da Infância e Juventude de Salvador, os jovens apreendidos cometendo ato infracional serão assistidos por uma equipe especializada do pronto atendimento, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores e técnicos de enfermagem.

Assim como o Pronto Atendimento, a DAI, a Promotoria da Infância e Juventude do Estado, Delegacia Especializada para Repressão de Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) e a 2ª Vara da Infância e Juventude também integram o CIAA.