"Estranhos", longa-metragem de Paulo Alcântara, tem pré-estreia nesta terça-feira (12) na Bahia, às 21h, no Espaço Unibanco (Salvador), para imprensa e convidados, com a presença do diretor Paulo Alcântara e elenco, além da cantora Margareth Menezes, performance poética do ator Jackson Costa. Após a pré-estreia, haverá festa ao som dos DJs Negoloro, Zé Pequeno, Diiva (Barcelona- ESP) e VJ Kamikami. O filme, que recebeu recursos do Fundo de Cultura, tem estreia marcada para maio.

"Estranhos" (2009) narra a vida de cinco personagens que têm seus destinos cruzados em meios às vielas e ruas populares de Salvador. Com uma linguagem moderna e ágil, mescla amor, drama e pitadas de humor. Fala de dramas cotidianos, como o alcoolismo, violência contra a mulher, descobertas da infância, juventude e diversidade sexual – assuntos comumente debatidos pela sociedade em busca do respeito ao ser humano, à tolerância e à inclusão social.

Produzido pela Araçá Azul (que fez a coprodução de Capitães de Areia, de Cecília Amado), "Estranhos" é um filme baiano. O roteiro foi escrito pela baiana Carla Guimarães a partir do conto "Extraños", do peruano Santiago Roncagliolo – ambos radicados em Madri (ESP)-, o que faz desta uma história universal.

A direção é do também baiano Paulo Alcântara, um jovem de 34 anos que, contemplado com uma bolsa de estudos para estudar arte no exterior, concedida pelo Ministério da Educação, mudou-se em 2000 para Madri (ESP) afim de cursar “Especialização em Fotografia Cinematográfica” na Escola de Cinema e Televisão de Madri.

Em 2003, fez pós-graduação em “Estudos Críticos, Curatoriais e Cibermídias”, na Escola Superior de Belas Artes de Genebra, Suíça. A passagem pela Europa resultou em diversas exposições fotográficas e produção de documentários para a TV Suíça, onde trabalhou como co-editor, iluminador, câmera, assistente de direção, pesquisador, designer e, finalmente diretor. De volta ao Brasil, rodou o curta Lotação, que, durante Festival de Cinema de Cuba, em 2005, rendeu-lhe o Prêmio de Melhor Direção. Foi essa a primeira vez que trabalhou com o ator Jackson Costa, parceria repetida em "Estranhos".