A exposição Oferendas ao Pelourinho continua em cartaz no Museu da Cerâmica Udo Knoff, com o trabalho da historiadora e ceramista Caroline Harari. Trata-se do resultado das pesquisas e dos experimentos feitos pela artista, após ter imprimido, de forma inusitada, rendas na argila. A mostra, uma promoção da Diretoria de Museus do Ipac, traz 15 peças, todas em cerâmica, inspirada nas tradições nordestinas da cerâmica, em especial do Recôncavo e Maragogipinho, considerado o maior polo de produção cerâmica da América Latina.

O trabalho, cheio de representações que conduzem ao sagrado, apresenta técnicas de pressão manual utilizadas pelos índios e por africanos. No processo de construção, acontece também a ‘monoqueima’ em forno elétrico, a 1.250 graus C, o que confere resistência às peças, moldadas, muitas vezes, sobre rendas e bordados. São moringas, potes, cumbucas, bilhas, cântaros e pratos que ganham um intenso ar de sacralidade e ritual na proposta expográfica de Oferenda ao Pelourinho.

Contribuições

O diretor de Museus do Ipac e também curador da exposição, Daniel Rangel, afirma que no primeiro contato que teve com o trabalho da artista – 2008/2009 – no Museu de Arte da Bahia, logo percebeu a contribuição que o mesmo poderia trazer para a nova realidade de mudança do Museu Udo. “A recém transformação no Museu da Cerâmica Udo Knoff possui uma participação direta e indireta de Caroline. A exposição apresentada no MAB foi uma inspiração neste processo, pela valorização da cerâmica e pelos conceitos contemporâneos em suas obras. A leveza e resistência simultâneas, a religiosidade sincrética e, sobretudo, a releitura atual das tradições populares são impressionantes. Logo após, fizemos, juntos, a curadoria da exposição Azulejos de Udo, atual mostra de longa duração do museu”.

Serviço

O quê: Exposição Oferendas ao Pelourinho
Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff – Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador.
Quando: Até o dia 07 de fevereiro – visitação: de terça a sexta-feira, de 10h às 18h; finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Quanto: Gratuito
Realização: Dimus/Ipac