Ossos moldados em gesso e peças de mobiliário antigo compõem a obra criada pelo artista plástico paraibano José Rufino para a mostra Faustus, que será inaugurada na próxima terça-feira (19), às 19 horas, no Palácio da Aclamação (Campo Grande, Salvador).

O site especific – modalidade de instalação na qual peças são criadas para dialogar com o meio em que estão expostas – incita uma reflexão sobre memórias e sobre o passado do próprio espaço. A exposição é promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac/Secult – BA) e abre o calendário 2010 de mostras que irão propor um diálogo entre obras e o palácio.

A exposição

Inspirado nos desenhos do renascentista Leonardo da Vinci, José Rufino modelou os ossos e propôs a distribuição das peças nos salões do palácio, para revelar as próprias emoções e suscitar nos espectadores possíveis lembranças e memórias. “Em todas as minhas obras, a minha situação pessoal e as minhas lembranças estão presentes”, revela. Outra inspiração é o personagem Fausto, do escritor alemão Wolfgang von Goethe, ao qual Rufino faz referência logo na denominação do trabalho. “Faustus vem de uma língua morta. A escolha do nome da exposição também passou por isso, pelo movimento de tentar aproximar o meu trabalho desse sentimento de resgate do que já se foi”, esclarece.

O artista

Paraibano de João Pessoa, José Rufino iniciou sua carreira na década de 1980. Tendo herdado do avô paterno um acervo documental – cartas e bilhetes – que conta muito da história de sua família, ele decidiu utilizar o memorial como meio de produção artística. A forte referência familiar também é expressa em seu nome. Registrado como José Augusto Costa de Almeida, ele optou por se apresentar no universo artístico com o nome do avô, José Rufino, homenageando-o.

Além de uma intensa trajetória nas artes visuais, José Rufino é graduado em Geologia e tem mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Na atualidade, é professor adjunto de Paleontologia da Universidade Federal da Paraíba.

O quê: Exposição Faustus
Onde: Salão Nobre do Palácio da Aclamação (Avenida Sete de Setembro, 1.330, Campo Grande)
Quando: Abertura – 19 de janeiro, às 19h. Visitação – 20 de janeiro a 14 de março.
Quanto: Gratuito
Realização: Diretoria de Museus do Ipac / Secretaria de Cultura do Estado da Bahia