Há quatro verões, a Ilha de Itaparica tem sido contemplada com uma programação cultural diversificada, oferecida e promovida pela Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Trata-se do Projeto Café com Leitura, que reafirma sua trajetória iniciada em janeiro de 2006 com uma programação voltada para veranista, turistas e moradores dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e Salinas.

Neste ano, durante todas as sextas-feiras e sábados do mês de janeiro, destacam-se a exposição fotográfica O peixe nosso de cada dia, da fotógrafa Gal Meirelles, a apresentação do Concerto Cantos Líricos Populares, do Grupo Paparotti, e o aniversário do escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, que será comemorado na Biblioteca, com o lançamento do livro Construções Identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro, de Rita Olivierie.

“Este projeto já faz parte da história cultural da ilha; com ele buscamos despertar o hábito pela leitura, oferecendo vários títulos de jornais, revistas, livros e oportunizando, também, encontros agradáveis com amigos, escritores, poetas e artistas de todos os segmentos da comunidade”, destaca a diretora da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., Dalva Tavares.

Itaparicano 

Na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., em Itaparica, por muitos anos, João Ubaldo Ribeiro utilizou uma das salas para produzir artigos e livros. Foi na biblioteca que o escritor traduziu para o inglês o sucesso Viva o Povo Brasileiro, além de escrever a obra O Sorriso do Lagarto. Na biblioteca constam todos os livros escritos por João Ubaldo, incluindo o mais recente, O Albatroz Azul, lançado em 2009. Em 2008, João Ubaldo foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior da língua portuguesa.