O ano de 2009 foi marcado por um processo crescente de interiorização das ações da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), principalmente por meio do Programa de Iniciação Esportiva e Inclusão Social, que contempla as Escolas de Esportes.

Por meio de convênios, o Governo do Estado, via Sudesb, promoveu a construção de equipamentos esportivos, principalmente quadras poliesportivas, nas cidades do interior, que são beneficiadas também com projetos organizados que utilizam o espaço de maneira produtiva e voltada para a sua finalidade.

Uma outra forma de fortalecer a interiorização do esporte é a realização dos Jogos Abertos do Interior, que integram as cidades baianas. A competição promovida pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb e com o apoio das prefeituras locais, é considerada a maior de desportos amadores na Bahia e consegue mexer com toda a rotina dos municípios que sediam os zonais.

Em 2009 foram oito campeonatos zonais. As finais foram disputadas em Ilhéus e Itabuna, de 10 a 13 de dezembro, com ampla participação das populações anfitriãs e das localidades próximas. Foram 4.376 atletas de 83 municípios participantes. As modalidades disputadas nos Jogos Abertos foram futsal, vôlei, basquete, handebol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô e natação.

Copas de futebol organizadas pela Sudesb cresceram em 2009

Uma outra ação do Governo do Estado que fortalece o esporte no interior é a organização de copas de futebol de base, que envolvem diversas cidades. No ano passado foram disputadas as copas da Costa do Dendê, do Caju, do Vale do Jiquiriçá, da Mandioca, do Jacuípe, do Recôncavo, do Requeijão, do Sertão e a Copa Norte. A novidade foi a realização da primeira copa de futsal feminino, a Copa Sertaneja.

As competições integram o Projeto Dimensão Social do Futebol e cumprem os objetivos de difundir as atividades esportivas junto às comunidades dos municípios e promover a integração e socialização dos participantes, bem como das comunidades envolvidas.

As Copas, realizadas desde 2007, possuem limite de idade, sub-17 ou sub-19, para facilitar que os respectivos destaques possam ser aproveitados pelos clubes profissionais, proporcionando o primeiro emprego para estes jovens talentos. Este é um dos pontos do trabalho de inclusão social, gerando emprego e renda, divulgando positivamente os municípios envolvidos e qualificando árbitros e dirigentes esportivos.

Copa 2 de Julho

Outra competição, a Copa 2 de Julho de Futebol sub-17, conta com a participação de grandes clubes do futebol brasileiro e internacional, com tradição nas divisões de base, como o Internacional de Porto Alegre, campeão das duas primeiras edições.

Este ano, a competição, organizada em parceria com a Federação Baiana de Futebol, teve a sua terceira edição e contou com a presença da Seleção Brasileira sub-17, que vinha de um título sul-americano e se preparava para o Mundial. O time canarinho, comandado pelo técnico Lucho Nizzo, ficou com o troféu, vencendo a Portuguesa na decisão.

Para Nizzo, é uma excelente iniciativa criada pela Sudesb, que estimula os jovens da capital e do interior e proporciona o acesso ao futebol. “Ela tem um caráter sócio-cultural muito forte, faz com que essa garotada participe ativamente do futebol”, afirma. Nizzo parabeniza a iniciativa do Governo e a recomenda para outros estados. “Ela serve de laboratório para todas as seleções de base e dá a oportunidade para um menino da terra jogar uma competição contra grandes equipes”.

A Copa 2 de Julho é o momento de oportunidade para os garotos das equipes baianas, profissionais ou seleções amadoras das cidades anfitriãs, terem contato com adversários de alto nível e chamar a atenção destes adversários, facilitando uma transferência.

Caravana do Lazer se consolida em 2009

Cada vez mais, o Projeto Caravana do Lazer vem se firmando como um veículo de formação de Agentes Comunitários de Lazer, por meio do Curso de Capacitação de Multiplicadores, e realizador de diversas atividades recreativas no Dia de Lazer. O resultado é a melhoria da qualidade de vida das comunidades em vários municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Em 2008, o projeto percorreu as cidades de Cícero Dantas, Ibititá, São Félix, Pé de Serra, Senhor do Bonfim, Tucano e Crisópolis, além de alguns bairros de Salvador. No ano passado, a Caravana começou no dia 6 de março, no município de Maracás, e passou por Nazaré, Irará, Nova Fátima, Macajuba, Morro do Chapéu, Mansidão, Camamu, Ruy Barbosa, Saúde, Dom Macedo Costa, Una, Jaguarari, Quixabeira, entre outras cidades.

A Caravana capacita cerca de 80 aprendizes por cidade. Esses multiplicadores são preparados pela equipe de eventos da Sudesb e recebem certificados que os qualificam como agentes de lazer, possibilitando a disseminação dos aprendizados e a propagação do lazer.

O Dia de Lazer tem conseguido reunir milhares de crianças, oferecendo brinquedos e jogos recreativos. É o momento em que os agentes colocam em prática todo o aprendizado. Entre os brinquedos que trazem um dia mágico para a garotada estão ludo, dominó, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, dama e xadrez gigantes, corrida maluca, oficinas de criação de pipas e cataventos.

Ações da Sudesb na capital e Região Metropolitana

Até o momento, o Governo do Estado, por meio da Sudesb, já investiu R$ 2,3 milhões na Região Metropolitana de Salvador. Entre as modalidades disponibilizadas a partir do investimento estão futebol, futsal, natação, vôlei, vôlei de praia, basquete, atletismo, karatê, judô e ginástica.

As escolinhas, que atendem a crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais, funcionavam inicialmente no núcleo da Fonte Nova e foram se expandindo por outros pontos da capital baiana, como o Núcleo Esportivo Armando Oliveira, o espaço ACM Brasil, o Nordeste de Amaralina e adjacências, a Península Itapagipana e o Subúrbio Ferroviário.

As escolinhas desenvolvidas nos bairros carentes da capital, como Nordeste de Amaralina, Ribeira e Plataforma, antes faziam parte do Projeto Esporte, Lazer e Inclusão Social. Agora, foram unidas no Programa de Iniciação Esportiva e Inclusão Social.

O trabalho, que começou na capital, hoje beneficia também a população de algumas cidades do interior, onde contam com a parceria das prefeituras locais. A condição para isso é que sigam rigorosamente o mesmo padrão das escolas de Salvador, incluindo a qualidade.

Nos municípios de Maracás e Cruz das Almas, há ainda as parcerias com as associações locais. Os próximos núcleos em fase de implantação são o de Teixeira de Freitas e o de Cafarnaum, que atenderão a mais de 4,3 mil pessoas.

Bahia sedia grandes eventos esportivos em 2009

Em 2009, a população baiana pôde ver de perto grandes destaques de diversas modalidades esportivas graças ao esforço do Governo do Estado, por meio da Sudesb, que contou ainda com a parceria com outras secretarias. Entre os eventos, o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, para o qual a Sudesb preparou o estádio de Pituaçu, e as regatas internacionais que aportaram no estado, a exemplo da Charente-Maritime Transat, que chegou à Baía de Todos-os-Santos em outubro.

Houve ainda uma etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross, pela primeira vez realizada em Salvador, o Pan-americano de Jiu-Jitsu, também na capital baiana, e o Pan-americano de Surf, em Ilhéus, e a Copa Mundial de Capoeira, em Vitória da Conquista.

Salvador também recebeu o primeiro Seminário Nacional de Justiça Desportiva, que serviu para discutir detalhes para a realização da Copa do Mundo de 2014 na Bahia. O evento foi promovido pelo Instituto de Direito Desportivo da Bahia e contou com o apoio da Sudesb.

O Governo do Estado, com a Superintendência entre as principais apoiadoras, trouxe para a Bahia o 16º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e o 3º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), também em setembro do ano passado, organizados pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Virando o jogo 

Internamente, a Sudesb apoiou outros eventos, como o Projeto Virando o Jogo, que visa promover as atividades esportivas em bairros carentes de Salvador, além de dar oportunidade para os garotos que se destaquem. A largada para o projeto foi realizada no dia 27 de setembro, quando o renovado estádio de Pituaçu, reinaugurado durante o ano, recebeu as equipes de oito bairros com projetos sociais relacionados ao esporte para o torneio de futebol para crianças de 11 a 14 anos.

Participaram do evento as equipes do Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cajazeiras, Candeal, Itapagipe, Liberdade e Periperi. Os garotos do Nordeste foram os campeões e puderam fazer a festa no mesmo estádio, utilizado pela Seleção Brasileira, menos de três semanas antes.

Pensando no futuro do esporte, o Governo do Estado, por meio da Sudesb, apoiou mais uma vez a participação dos atletas estudantes baianos nas Olimpíadas Escolares, realizadas em Minas Gerais e no Paraná. Na etapa paranaense, para garotos de 15 a 17 anos, a Bahia bateu o recorde de medalhas faturadas nos últimos anos, conquistando 15.