LOCAL: no município de Fátima, território de identidade Semiárido Nordeste II, a 332 quilômetros de Salvador.
DATA: 23.01.10 (sábado)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: entrega de 29 casas na zona rural e 200 mil alevinos; inauguração de loja da Cesta do Povo; assinatura de autorização para transferência de sistemas simplificados de abastecimento de água e anúncio da recuperação de trecho da BA-220.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CASAS: contaram com investimento total de R$ 246,5 mil e foram construídas por meio do programa estadual Casa da Gente, que capta recursos federais e entra com uma contrapartida.

CASA DA GENTE: é a maior intervenção habitacional já realizada no estado, com mais de 18 mil habitações já entregues. Estão previstas ainda mais de 50 mil novas casas, sendo que metade desse total está em andamento e o restante encontra-se com os recursos garantidos. O programa também abrange a realização de melhorias habitacionais. Até o momento, quase duas mil foram concluídas e 3,5 mil estão em andamento. Outro eixo do programa é a regularização fundiária. Mais de 7,5 mil escrituras já foram entregues, garantindo a posse dos imóveis dessas famílias. Este é um dado significativo quando se leva em consideração que entre os anos de 1965 e 2006 foram entregues apenas 7.538 escrituras.

ALEVINOS: serão distribuídos para pequenos produtores rurais como parte das ações do Estado de povoamento de aguadas públicas, beneficiando 2,1 mil pessoas de cinco comunidades: Queimada Grande, Pau de Colher, São José, Açude da Aldeia e Capim Duro. O governo faz todo o acompanhamento técnico necessário para garantir a continuidade da ação, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, ao tipo de ração, monitoramento da fase de engorda, até a sua captura (despesca), quando os peixes são comercializados e consumidos. Só no ano passado, mais de 10 mil famílias foram beneficiadas com a entrega de alevinos. Este ano já foram povoados açudes e barragens públicas de Brumado, Ribeira do Pombal e Caldeirão Grande e, em breve, o município de Ibirapitanga também será contemplado. A previsão é que o mês de janeiro termine com uma distribuição de 1,5 milhão de alevinos.

ESTAÇÕES DE PISCICULTURA: no ano passado, mais de sete milhões de alevinos foram produzidos nas estações de piscicultura, graças à conclusão dos trabalhos de reforma das sete unidades e da entrada em operação da nova estação de Caiçara, no município de Paulo Afonso. A expectativa é que em 2010 a produção seja superior a 50 milhões.

CESTA DO POVO: a loja de Fátima possui 236,92 metros quadrados de área construída e é abastecida pela Central de Feira de Santana. Com dois caixas e cinco funcionários, tem expectativa de vender de cerca de R$ 50 mil por mês. Essa é a loja de número 294 e fica na Avenida Sete de Setembro. Presente em 238 municípios baianos, a Cesta do Povo representa a maior rede de abastecimento alimentar da Bahia, comercializando mais de 2 mil itens. O Estado desenvolve um programa social com oferta de produtos de qualidade a preços abaixo da média do mercado para levar alimentos e produtos essenciais ao consumidor a custos mais baixos do que os de mercado.

TRANSFERÊNCIA DE SISTEMAS: atendem as localidades de Pedrinhas, Queimada Grande e Raso Pintado e foram construídos pelo Estado com recursos da ordem de R$ 160 mil. Com a transferência, os sistemas que abastecem uma população de 690 habitantes passarão a ser operados pela prefeitura.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

BA-220: o trecho que será recuperado possui 64 quilômetros e corta o município de Fátima ao ligar Cícero Dantas e Paripiranga. A obra já foi licitada e deve ser iniciada nos próximos dias. Serão investidos R$ 19,5 milhões na intervenção, que beneficiará 280 mil habitantes dos municípios de Cícero Dantas, Paripiranga, Fátima, Adustina, Sitio do Quinto, Antas e Novo Triunfo e irá favorecer o escoamento da produção de grãos e pecuária da região. Por esse trecho trafegam cerca de 375 veículos por dia.

FÁTIMA: com extensão territorial de aproximadamente 356 quilômetros quadrados, sua população estimada é de 19.703 habitantes. Atualmente a prefeitura é comandada por José Idelfonso dos Santos.