Será realizada, nesta quinta-feira (28), uma reunião sobre a análise internacional de benchmarking de sete Arranjos Produtivos Locais do estado em segmentos como cachaça e derivados de cana de açúcar, fruticultura, rochas ornamentais, caprinocultura, piscicultura e transformação plástica e turismo. O evento, que vai das 8h30 às 18h, será no auditório do Sebrae.

O projeto faz parte do Programa de Melhoria da Competitividade (PMC), liderado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Centro Internacional de Negócios (PromoBahia) e com o Sebrea-Bahia, e visa o fortalecimento da atividade empresarial no estado.

Durante o evento, que contará com a presença de empresários e líderes de cada segmento, será apresentado o relatório final com a análise do benchmarking. Este foi desenvolvido por meio da análise comparativa entre os APLs baianos e os arranjos produtivos – clusters – internacionais que serviram de referência de melhores práticas e tecnologia de gestão.

De acordo com gestores do projeto de benchmarking, é preciso ter em mente que a competitividade mundial aumentou, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.

Durante a reunião serão discutidos os resultados das pesquisas realizadas e as ações propostas para a busca da melhores práticas para os arranjos produtivos locais, de competitividade e eficiência.