Uma das mais tradicionais igrejas da Bahia, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim ganhou, neste domingo (10), uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. A obra que representou um investimento de mais de R$ 56 mil cumpre as determinações da Lei de Acessibilidade, como é conhecido o Decreto-Lei 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

A legislação regulamenta o atendimento às necessidades específicas de pessoas portadoras de deficiência no que se refere a projetos de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução de qualquer tipo de obra, quando tenha destinação pública ou coletiva. 

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, a rampa vai garantir mais dignidade aos portadores de necessidades especiais. Mais uma vez o governo Wagner se preocupa com o cumprimento das leis federais. “Esta rampa atende a uma legislação de acessibilidade e é isso que buscamos garantir, o direito de ir e vir do cidadão baiano”, disse.

Igreja do Bonfim

Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, a Igreja do Senhor do Bonfim está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. A igreja foi erguida a partir de 1745, ano em que chegaram as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, trazidas de Portugal pelo capitão Theodózio Rodrigues de Faria, ficando concluída em 1772.

A igreja ficou conhecida pela tradicional lavagem das escadarias que já ocorre há mais de 260 anos, onde baianas lavam com água de cheiro os seus degraus.