Enfrentar e prevenir o uso abusivo de drogas e diminuir a violência em alguns municípios baianos são os objetivos do Plano Operativo Tripartite do Programa Federal Ações Integradas da Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, que será lançado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Segurança da República, Jorge Felix, e pelo governador Jaques Wagner, no dia 28, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), às 14h.

Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho serão os quatro primeiros municípios baianos a participar do plano, resultado do esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipais. De acordo com o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, é a primeira vez que o Estado adota estratégia global de enfrentamento ao problema das drogas sob o prisma de saúde e questão social.

Pellegrino disse que o governo Wagner está empenhado pessoalmente em colocar em prática políticas públicas que contribuam para prevenir esse grave problema. “Esta é uma prioridade do governador e da minha gestão na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)”.

O programa da Política Nacional sobre Drogas, que beneficiará prioritariamente jovens entre 15 e 29 anos de idade, seus familiares e respectivas comunidades, tem como principais metas fortalecer a rede social e de saúde voltadas para a prevenção e tratamento do uso de drogas, mudando o olhar que as pessoas dirigem à problemática, além de desenvolver outras ações de prevenção integradas a ações focadas em três metas: mobilização; prevenção e tratamento; e reinserção social.

Para alcançar as metas estabelecidas, por meio de uma parceria entre o Estado e as Universidades Federais da Bahia e do Rio Grande do Sul, 25 mil pessoas serão capacitadas, entre servidores de educação, saúde e lideranças comunitárias e religiosas para fazer a abordagem e o encaminhamento dos usuários ao tratamento e atuar no trabalho de prevenção. A capacitação já foi iniciada e, no dia 28 deste mês, serão certificadas 300 pessoas.