A empresa Ricardo Eletro liderou o ranking de reclamações registradas nos postos de atendimento da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no mês de dezembro, período em que se intensificaram as ofertas de produtos e serviços no comércio devido às festas de final de ano. Foram feitos, ao todo, 163 atendimentos sobre a Ricardo Eletro no mês de dezembro em todos os postos de atendimento do órgão.

Desse total, houve 83 aberturas diretas de reclamação. Os registros mais corriqueiros foram sobre demora na entrega, desistência do serviço, garantia do produto e vício – problema interno que traz prejuízo financeiro ao consumidor. Além da Ricardo Eletro, as outras empresas na área de produtos que se destacaram na lista das mais reclamadas, em relação às compras de Natal, foram Whirlpool S.A, Bompreço, Centro Tecnológico Ltda, Samsung, B2W-Companhia Global do Varejo, Casas Bahia, Nokia, Area Sul Comércio e Serviço Ltda e C&A Modas Ltda.

De acordo com a coordenadora dos postos de atendimento, Paloma Maltez, as reclamações feitas pelos consumidores em dezembro foram basicamente as mesmas registradas nos meses anteriores e todos os casos ainda estão sendo tratados pelo Procon-BA. As empresas que realmente estiverem desrespeitando as normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor poderão ser autuadas e até mesmo multadas pelo órgão.

Vício – No caso da Ricardo Eletro, a maior parte das reclamações foram sobre vício do produto. Quando os vícios não são sanados no prazo máximo de trinta dias, o consumidor pode exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço.