Criar políticas públicas que tratem o jovem como sujeito de direitos e torná-las responsabilidade de Estado. Estes são os dois principais objetivos do Plano Estadual de Juventude da Bahia, que o governador Jaques Wagner envia à Assembleia Legislativa na segunda-feira (25). O plano vai orientar intervenções do Estado nos próximos 12 anos.

Em solenidade no Salão de Atos da Governadoria, às 14h, além do ato de envio, serão lançados uma revista de balanço das políticas de juventude e um blog com informações de interesse dos jovens baianos.

As ações fazem parte do projeto 2010: A Bahia no Ano Internacional da Juventude, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2010 como o Ano Internacional da Juventude, com o objetivo de impulsionar a participação plena e efetiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.

No cenário nacional, a Bahia sai na frente com o envio do Plano de Juventude. Elaborado em consonância com o Plano Nacional de Juventude (PL 4530/07) e a partir do processo de mobilização da Conferência Estadual de Juventude, o projeto de lei representa o principal marco legal sobre o direito dos jovens baianos, com cerca de 200 diretrizes que devem nortear as ações do Estado na construção de políticas públicas integrais de juventude.

Blog Jovem Gera Ação

Moderno instrumento de diálogo e aproximação da gestão pública com os cidadãos baianos, em especial com os jovens, o blog Jovem Gera Ação reúne as principais informações sobre as políticas de juventude da Bahia.

No blog, o internauta encontrará notícias de interesse dos jovens (vestibular, vagas de estágio e emprego, agenda cultural, entre outros), além de poder abusar da interatividade através de redes sociais, como YouTube, Twitter, Flickr e Orkut.