Para garantir a segurança dos que participam da festa, 2.300 policiais militares estão trabalhando na Lavagem do Bonfim. Eles foram divididos em seis postos de comando ao longo do trajeto do cortejo. Ao lado do governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que o policiamento vai ser reforçado em todas as festas populares e no Carnaval.

O secretário anunciou a instalação de uma rede de fibra ótica entre o bairro de Ondina e o Centro Histórico. “Essa rede vai permitir a instalação de câmaras de monitoramento em qualquer ponto, com grande capacidade de transmissão de imagens, dados e voz. Essa estrutura, que começa a funcionar no Carnaval, vai continuar durante todo o ano e tem condições de ser expandida para outras áreas”, disse.

Nunes ressaltou que, apesar dos episódios violentos, 2009 foi um ano positivo para a segurança pública. “Desbaratamos diversas quadrilhas, combatemos o tráfico e a lavagem de dinheiro e vamos continuar agindo em 2010, investindo fortemente em tecnologia”, destacou.