Agilidade e integração. Esta é a proposta do novo Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), apresentado nesta segunda-feira (18), no Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). O site estará disponível a partir de março deste ano. Além das informações relacionadas ao meio ambiente que já são oferecidas, o cidadão vai contar com serviços on-line, a exemplo de licenciamento ambiental, outorga e controle florestal.

De acordo com o gerente do projeto de reestruturação do Seia, Luciano Pinna, o portal vai favorecer praticidade na análise técnica dos projetos. “A partir de setembro, com os serviços on-line disponibilizado no portal, o cidadão passa a não precisar ir até os órgãos para entregar documentos e dar entrada aos processos ambientais”.

Para o coordenador executivo de Integração das Políticas Ambientais, Paulo Henrique Leitão, este projeto tem o grande desafio de transformar o que antes era separado em uma gestão integrada. “Vencemos uma etapa. Nas próximas, vamos precisar do empenho de todos na organização das informações”.

“Hoje significa o passo inicial no processo de reestruturação do Seia. O envolvimento de todos se converte em resultados concretos. Ainda há muito o que ser feito, mas o momento traduz a unidade do sistema e a inteligência da gestão. E isso nos leva a uma era coletiva e compartilhada das informações”, expressou o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos.

Segundo a coordenadora geral do Seia, Tâmara Teles, o Sistema Estadual de Informações Ambientais é hoje uma realidade. “Os órgãos do Meio Ambiente estarão conectados com as necessidades do cidadão para ajudar de maneira prática nas questões de regularização ambiental”, pontuou Tâmara.

A apresentação do novo projeto do Seia contou com a presença dos envolvidos no processo de reestruturação, e de representantes dos diversos órgãos ligados à Secretária do Meio Ambiente do Estado