LOCAL: no município de Cícero Dantas, território de identidade Semiárido Nordeste II, a 302 quilômetros de Salvador.
DATA: 23.01.10 (sábado)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de água da sede e da reforma do Estádio Municipal Gouveião; assinatura de autorizações para implantação e transferência de sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural e lançamento de licitações de obras de urbanização e infraestrutura e anúncio da recuperação de trecho da BA-220.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: para ampliar a capacidade de fornecimento do sistema da sede municipal de Cícero Dantas, foi perfurado mais um poço para captar a água, construída outra estação elevatória e um reservatório de distribuição. O investimento de aproximadamente R$ 980 mil beneficia 21,7 mil habitantes. E para levar água de qualidade às localidades de Candeia, Melos, Sucupira e Tanquinho, serão investidos R$ 240 mil na implantação de sistemas simplificados, beneficiando 920 moradores. Já os sistemas de Juá e São João da Fortaleza, também na zona rural, construídos pelo Estado com recursos da ordem de R$ 180 mil e que atendem mais de 5,2 mil habitantes, terão suas operações transferidas para a prefeitura do município.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

ESTÁDIO: as obras de reforma contemplaram a bilheteria, vestiário, arquibancada, túnel, muro, sanitário e bar, além de outros serviços complementares. O investimento foi de R$ 193 mil.

URBANIZAÇÃO: será autorizada a licitação das obras de pavimentação de ruas do bairro Morumbi com recursos da ordem de R$ 1,46 milhão

INFRAESTRUTURA: será autorizada a licitação da recuperação do acesso à cidade, que possui 1,6 quilômetro, por onde passam diariamente cerca de 225 veículos. A obra beneficiará 280 mil habitantes dos municípios de Cícero Dantas, Paripiranga, Fátima, Adustina, Sitio do Quinto, Antas e Novo Triunfo, além de favorecer o escoamento da produção regional de grãos e pecuária. A intervenção está orçada em R$ 472,7 mil.

BA-220: o trecho que será recuperado possui 64 quilômetros e liga os municípios de Cícero Dantas e Paripiranga. A obra já foi licitada e deve ser iniciada nos próximos dias. Serão investidos R$ 19,5 milhões na intervenção, que beneficiará 280 mil habitantes dos municípios de Cícero Dantas, Paripiranga, Fátima, Adustina, Sitio do Quinto, Antas e Novo Triunfo e irá favorecer o escoamento da produção de grãos e pecuária da região. Por esse trecho trafegam cerca de 375 veículos por dia.

CÍCERO DANTAS: com extensão territorial de aproximadamente 659 quilômetros quadrados, sua população estimada é de 31.832 habitantes. Atualmente a prefeitura é comandada por José Weldon Santana.