A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) recebeu 92.916 manifestações referentes aos serviços públicos estaduais em 2009. Desse total, 84.114 (90,59%) foram encerradas. No acumulado do governo Jaques Wagner (2007-2009) já foram registradas 183.576 manifestações.

O relatório aponta para uma queda no índice de reclamações referentes aos serviços públicos. Em 2008, o índice de reclamações dos serviços públicos foi de 39,46%. Já em 2009 caiu para 26,78%.

Ainda de acordo com o relatório, 61% das manifestações foram realizadas por pessoas físicas, sendo o telefone 0800-284-0011 o meio mais utilizado (48%) pelos cidadãos para realizar seus registros.

Em 2009 houve um crescimento de 43.438 manifestações no comparativo com 2008. Em seis anos de atuação da Ouvidoria Geral, 2009 foi o ano onde se registrou o maior número de atendimentos aos cidadãos. Para o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, o crescimento deve-se à ampliação da atuação da Ouvidoria Geral e à credibilidade do órgão.

“Ampliamos os canais de comunicação da Ouvidoria Geral e interiorizamos nosso serviço por meio do SAC Móvel, CDCs e Ouvidoria Itinerante. Outro aspecto importante é a recomendação que o próprio cidadão faz da Ouvidoria, uma vez que ele é bem atendido e obtém uma resposta do Governo do Estado", explicou Carvalho.

Interiorização

Em parceria com o SAC Móvel, a OGE visitou 181 municípios em 2009. Com a presença da Ouvidoria Geral, a população das cidades visitadas pode registrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou solicitar informações sobre a atuação do Governo do Estado.

A inauguração de linha direta nos pontos-cidadão de Coaraci e Mucugê, em parceria com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb), e do projeto Ouvidoria Itinerante, que já realizou audiências em 11 territórios de identidade, para dialogar com a sociedade civil alternativas para melhorar o funcionamento dos órgãos públicos e a atuação do Estado, contribuiu para a interiorização do serviço de ouvidoria do governo da Bahia.