Aguadas públicas localizadas na zona rural do município de Pojuca, a 67 quilômetros de Salvador, receberão, neste domingo (31), 100 mil alevinos de tambaquis, tambacus e pacus da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Bahia Pesca. Os peixes vão ser distribuídos para dois mil produtores rurais.

A distribuição dos alevinos faz parte do programa de piscicultura desenvolvido pelo Governo do Estado e será realizada durante a visita que o governador Jaques Wagner fará ao município. Em menos de dois meses é a segunda vez que Pojuca recebe a visita de técnicos da Bahia Pesca. No final do ano passado, outros 100 mil alevinos foram distribuídos para 150 famílias. Estes peixes distribuídos em dezembro deverão ser capturados para consumo e comercialização a partir do mês de junho, quando atingem a fase adulta.

Somente este mês, a Bahia Pesca fez a distribuição de alevinos para o programa de povoamento em aguadas públicas nos municípios de Brumado, Caldeirão Grande, Fátima, Ibirapitanga, Ubaíra e agora em Pojuca. Antes de cada distribuição é feita uma preleção técnica, orientando os produtores sobre como fazer o povoamento, o acompanhamento no processo de engorda e a posterior captura dos peixes, que ocorre após um período que varia de seis a oito meses.