Com a expectativa de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já no mês de fevereiro, pelo Governo Federal, os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e de Infraestrutura, João Leão, debateram nesta quinta-feira (28), com o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, mais investimentos para as áreas de infraestrutura e logística na Bahia.

De acordo com o ministro, o PAC 2 vai priorizar grandes obras e projetos estruturantes que tenham complementaridade com as ações do PAC 1 e que não foram concluídas. “O foco do PAC 2 será equacionar as interferências urbanas, buscando o desenvolvimento local e regional, ampliar o tamanho e a capacidade atual da malha de transportes, inclusive o de passageiros, com o trem de alta velocidade”, destaca Passos.

Pinheiro aponta alguns dos pleitos prioritários. “No modal ferroviário propomos o contorno de Cachoeira/São Félix, que é um gargalo histórico que causa restrições operacionais e transtornos à comunidade local, a construção da variante entre Camaçari e Aratu, eliminado assim a interferência do tráfego da FCA em diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador, e a construção de um ramal ligando São Gonçalo a Feira de Santana”.

Construção da Ferrovia Oeste-Leste deverá ter cronograma reduzido

Uma excelente notícia para os baianos é a intenção do ministro Paulo Sérgio Passos de acelerar a construção da Ferrovia Oeste-Leste. De acordo com Passos, a proposta é ir além do cronograma definido, que prevê como etapas iniciais os trechos Ilhéus/Caetité e Caetité/Barreiras. “Com o PAC 2, pretendemos chegar até Figueirópolis (TO), para que a Oeste-Leste recepcione a carga da Ferrovia Norte-Sul”, afirma.

No modal rodoviário, as prioridades são a duplicação da BR-101 no sentido sul, que segue de Itabuna até o entroncamento com a BR-418, a construção do trecho da BR-242 que vai de Castro Alves, passando por São Felipe e concluindo na Ponte do Funil. Além disso, os secretários pleiteiam o melhoramento e pavimentação da BR-235 e a complementação e pavimentação da BR-030, de Carinhanha até Mambaí, no estado de Goiás.

“Além da BR 030 ser um suporte à ferrovia Oeste-Leste, o turista de Brasília passa a economizar tempo para alcançar o litoral baiano”, afirma João Leão. Outro tema debatido foi o Sistema Viário Oeste, que engloba, entre outras obras, a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica.

Quanto ao modal hidroviário, os secretários propuseram que a União realize, em curto prazo, a dragagem e derrocamento de alguns trechos da hidrovia do São Francisco.

PAC na Bahia – O primeiro PAC do governo federal foi lançado em 2007, com investimentos previstos para a Bahia na ordem de R$ 40,1 bilhões até este ano. Deste total, R$ 27,7 bilhões estão sendo aplicados em empreendimentos nos segmentos de infraestrutura logística, energética e urbana, habitação e saneamento. Em todo o país, a previsão de investimentos é de R$ 503,9 bilhões até o final de 2010.