A transmissão de cargo da Base Aérea de Salvador, realizada na manhã desta sexta-feira (29), começou com a execução do Hino Nacional pela banda da corporação. Em seguida, com a presença de autoridades civis, como o governador Jaques Wagner, e militares, como o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, o coronel-aviador Pedro Luís Farcic, que deixa o cargo, passou a tropa em revista e transferiu a função de comandante da Base Aérea de Salvador para o tenente-coronel-aviador Ary Soares Mesquita.

Farcic nasceu em São Paulo, em 1963. Antes de assumir o comando da Base Aérea de Salvador, entre outras funções, foi comandante do Grupo de Serviços de Base, da Base Aérea de Fortaleza.

Em seu discurso de entrega do cargo, agradeceu a boa vontade e a dedicação da tropa e desejou sorte ao seu sucessor. “Sinto que o meu dever foi cumprido completamente, porque a vontade de trabalhar aqui foi muito grande. É desejo de qualquer profissional da força aérea servir aqui em Salvador e comandar uma base aérea, e ao meu sucessor desejo muito sorte e que ele saiba aproveitar tudo que os baianos têm de melhor a oferecer”, disse.

Mesquita nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. Ele tem seis condecorações, entre elas, da Ordem do Mérito Judiciário Militar, Ordem do Mérito da Defesa e Medalha Mérito Santos-Dumont. A última função que exerceu antes de assumir o comando da Base Aérea de Salvador foi a de adjunto da GC-1 do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Ele afirmou que as reformulações na Base Aérea de Salvador vão continuar. “As mudanças estruturais terão continuidade e espero superar as expectativas que estão sendo depositadas no meu trabalho, pois todo profissional da Aeronáutica sonha em assumir uma base aérea, e essa de Salvador é especial. A Bahia é especial. Estou muito feliz de assumir essa função”, ressaltou.

A Base Aérea de Salvador foi criada em 5 de novembro de 1942, durante a 2ª Guerra Mundial. Está na base o 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação – Esquadrão Orugan. Desde novembro de 2009, o esquadrão iniciou as mudanças na estrutura física da base aérea, com a construção de novos prédios, hangares, além da realização de treinamento de pessoal.