O sol deve predominar na maior parte da Bahia durante o fim de semana, mas o calor e a umidade podem causar chuvas fracas e isoladas em algumas regiões. A previsão é do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Segundo o meteorologista do Ingá, Heráclio Alves, uma massa de ar quente e seco que vem atuando sobre o Nordeste brasileiro deve se intensificar, reduzindo a nebulosidade, o que consequentemente diminui a ocorrência de chuvas na maior parte dessa região.

Na Bahia, essa massa de ar deve influenciar as condições do tempo nas regiões norte, nordeste, Chapada Diamantina, Recôncavo, sudoeste e sul, mantendo o céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas.

Já nas regiões oeste e São Francisco, é a umidade vinda da Amazônia, associada às temperaturas elevadas, que deve manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

No litoral baiano, incluindo Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas, mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Nessas áreas, as temperaturas previstas devem oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C.

O meteorologista explicou que no litoral as chuvas são provocadas devido à influência das temperaturas da superfície do mar (TSMs), que estão até 1,5°C acima da média histórica em toda costa leste do Nordeste. “Esse índice de TSM acima da média é comum durante a estação do verão e é a causa da ocorrência de precipitações”, destacou.

No fim de semana, as temperaturas mais elevadas, com máximas que devem variar entre 32 e 34°C, estão previstas para as regiões oeste, São Francisco, norte e nordeste. As temperaturas mais amenas, com mínimas que podem chegar aos 20°C, devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste.

Os índices de radiação ultravioletas (IUVs) previstos para o período devem ser entre 13 e 14, considerados da categoria ‘extrema’, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O meteorologista alerta que uma das características da estação do verão são os dias mais longos, o que indica maior incidência de radiação solar em grande parte do Nordeste brasileiro e consequentemente maior incidência de radiação ultravioleta.

“Para aproveitar o verão com segurança, são recomendados cuidados com o tempo de exposição ao sol, juntamente com o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, orientações de fundamental importância na prevenção de danos à pele e aos olhos”, afirmou Alves.

Maré

Durante o fim de semana, a maré alta deve variar de 2,2 a 2,7 metros, atingindo seus máximos por volta das 4h e das 16h. As alturas mínimas devem ocorrer por volta das 10h e das 22h, com valores que devem variar entre 0,1 e 0,2 metro.

A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metro.