Começa, nesta quarta-feira (20), a operação Bahia SOS Haiti, que tem por finalidade arrecadar alimentos, regimentar voluntários e coletar auxílios financeiros em apoio a população haitiana, frente os desastres causados no país pelo terremoto ocorrido no dia 12 deste mês. O posto oficial de coleta, na capital, está localizado no Armazém 10 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Comércio, e funcionará em horário comercial, das 8 às 18h. No interior, as Direções Regionais de Educação (Direcs) serão as responsáveis pela arrecadação.

Os interessados em contribuir financeiramente podem depositar o valor pretendido na conta corrente 40.000-9 da agência do Banco do Brasil número 3429-0. O coordenador executivo da Defesa Civil (Cordec), Antônio Rodrigues, explica que este tipo de apoio é o mais recomendado, pois otimiza os custos com transporte de mantimentos. “Além disso, os recursos chegam mais rapidamente, movimentam a economia local e são investidos nas necessidades imediatas da população, que mudam a cada dia”, explicou.

Com relação aos produtos, podem ser doadas garrafas de água (1,5 ou 5 litros), leite em pó em lata, achocolatado em pó também em lata, farinha pré-cozida e lata de sardinhas. Os alimentos devem ser enlatados por conta da segurança ao serem transportados. A validade de cada mantimento deve ser, no mínimo, junho de 2010. Não serão aceitas doações fora da lista estabelecida, como produtos higiênicos e roupas, para que se mantenha um padrão de kits a serem enviados, com vistas às principais necessidades detectadas no país pelo Ministério da Saúde.

Participam da iniciativa social, além da Defesa Civil, as Secretarias de Educação e Saúde, a Casa Militar, o Corpo de Bombeiros e a Codesal.

Sesab cadastra voluntariado

Em resposta às solicitações do Ministério da Saúde e por determinação do governador Jaques Wagner, a Sesab está coordenando, na Bahia, as missões humanitárias a serem enviadas ao Haiti. Os municípios e entidades ligadas à área da Saúde que puderem disponibilizar profissionais para compor o grupo técnico brasileiro devem contatar a secretaria pelo email dae.cour@saude.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-4399.

Todos podem participar, ainda que não tenham vínculos com a Sesab, contanto que respondam às seguintes exigências: ter experiência em atendimento pré-hospitalar, múltiplas vítimas e ambientes hostis, ter passaporte e número de registro do conselho de classe. No caso de condutores, deve-se informar o número da carteira de habilitação. Os cadastros serão encaminhados para o Ministério da Saúde, que será responsável pela seleção dos voluntários.

O coordenador de Emergências da Sesab, Paulo Abraão, informou que 96 profissionais – entre médicos, enfermeiros e policiais – já se cadastraram.