O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será a próxima unidade hospitalar contemplada com o Programa de Internação Domiciliar (ID), iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que possibilita, a pacientes que necessitam de cuidados especializados, o atendimento em seu domicílio, por equipes de saúde destinadas e treinadas para este fim. O lançamento da ID em Juazeiro será na quarta-feira (13), às 8h30, no salão de eventos do Grande Hotel de Juazeiro, em solenidade que terá a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Pioneiro na Bahia e único no país com gestão estadual, o Programa de Internação Domiciliar foi implantado em outubro de 2008. Atualmente conta com 24 equipes em atividade, distribuídas em 11 hospitais, nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Jequié, Vitória da Conquista e Ilhéus. Depois de Juazeiro, que inicialmente terá uma equipe da ID atuando, a Sesab pretende levar o programa para os municípios de Alagoinhas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro.

Para a coordenadora de Atenção Hospitalar da Sesab, Dulce Mary Lima, apesar de algumas dificuldades enfrentadas, os resultados conquistados até agora pela ID foram positivos. Dados ainda parciais indicam que no ano passado, as equipes da ID avaliaram 2.489 pacientes e destes, 943 foram admitidos no programa, o que representa a uma média mensal de 78 pacientes, número de leitos de um hospital de médio porte.

Segundo com a diretora operacional do HRJ, Graça Carvalho, a meta inicial da equipe da ID é atender 30 pacientes por mês na sede do município de Juazeiro. Ela disse que é um serviço diferenciado, para pacientes que não precisam de aparelhos, de internação, e que já não dependem da estrutura hospitalar. “Além da equipe básica, dentro do hospital teremos os profissionais de farmácia, nutrição e fisioterapia que integram a equipe matricial de apoio”.

O Programa – O Programa de Internação Domiciliar é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório, mas que podem ser assistidos em casa. Estão excluídos da possibilidade de atendimento na ID os pacientes que precisam de ventilação mecânica, enfermagem intensiva, que não tenham um cuidador identificado, em uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves, ou de difícil administração. As equipes da ID são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e motoristas.

Para viabilizar a implantação da ID em Juazeiro, membros da coordenação de Atenção Hospitalar da Sesab se reuniram, em outubro do ano passado, com a superintendência do HRJ, unidade gerenciada pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Na oportunidade, Dulce Mary Costa e Tânia Margarida de Novaes, da coordenação de Atenção Hospitalar, destacaram a importância do programa, que, em termos de ocupação hospitalar, favorece a rotatividade dos leitos, aumentando a oferta para a população. Além de reduzir as taxas de reinternação, o programa minimiza os riscos de infecção hospitalar e humaniza o atendimento.

O serviço favorece tanto ao hospital quanto ao paciente, pois reduz o tempo de internação, o que diminui a probabilidade de infecção hospitalar, possibilita menor tempo de recuperação por estar o paciente no seio familiar e ainda possibilita que o enfermo volte para sua casa com uma estrutura oferecida pelo hospital, fornecimento de medicação, alimentação especial, atendimento médico e fisioterápico, tudo em seu domicílio, sem custos adicionais. "É um serviço de grande importância que merece toda a atenção", ressalta o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques.