Uma quadrilha de traficantes de drogas que agia na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, foi desarticulada nesta terça-feira (5), durante uma operação da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), que também resultou na apreensão de quatro quilos e meio de maconha e armas de fogo. O primeiro preso, Carlito Barreto da Silva, Castanha, de 44 anos, apontado como o líder do grupo, foi encontrado com meio quilo de maconha e uma pistola calibre 7.65, municiada, em sua casa, no Loteamento Sales, naquela cidade.

A partir da prisão de Castanha, foragido do Presídio de Valença, os policiais capturaram Osmar Dias de Assis, conhecido por Chico ou Véio, de 46 anos, no momento em que ele entregava um quilo de maconha a Robson José da Silva, residente na Rua Cajazeiras, em Santo Amaro, onde também foi encontrado mais um quilo da erva, segundo informou o delegado Edilson Magalhães, coordenador da 4ª Coorpin, salientando que Robson também foi preso juntamente com a namorada, Eliane Clemente Fonseca, de 25 anos.

As diligências se estenderam até a casa de Osmar de Assis, localizada na localidade de Barro Vermelho, às margens da BA-026, onde foram encontrados mais dois quilos de maconha. Márcia Conceição Pereira, de 38 anos, companheira de Chico, que estava no local, também foi detida. De acordo com o delegado Edilson Magalhães, as investigações sobre o grupo começaram em outubro do ano passado, quando o traficante Vanderlei Lopes dos Santos foi preso com 100 quilos de maconha. Na ocasião, Castanha conseguiu fugir.

Outros dois integrantes da quadrilha, identificados como Vagner Pinheiro da Silva, o João, e Robson da Silva Palma, o Gordo, também foram capturados no Loteamento Sales. Com eles, foram encontradas droga, balança de precisão e arma de fogo. Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. A Polícia também está investigando o envolvimento de Castanha na morte de um líder comunitário do bairro, assassinado a tiros