O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, participa, neste sábado (30), do Fórum Social Mundial que se realiza em Salvador. A sua intervenção será no painel Crise e Trabalho, realizado das 8h às 12h, nas Faculdades Integradas Olga Mettig, localizada no bairro de Nazaré.

Vasconcelos vai defender as decisões do Governo do Estado em investir de forma planejada na ampliação da capacidade produtiva e na qualificação dos profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. “O resultado obtido com estas ações estratégicas foi a geração de 71.170 novos empregos, o que configurou um quadro muito favorável ao mercado de trabalho na Bahia”, explica.

Ainda segundo o secretário, em três anos, a Bahia totalizou 170.812 novos empregos formais com carteira assinada, garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. “Isto significa melhoria nas condições de trabalho e avanço na promoção do trabalho decente para os baianos”.

No ano passado, o Governo do Estado ampliou os investimentos em cursos de qualificação profissional, atendendo a 10 mil jovens, com o Projeto Juventude Cidadã, e começa 2010 com o Programa Trilha, que vai beneficiar mais 15 mil jovens. “Com o Qualifica Bahia, são mais 12 mil trabalhadores em sala de aula e, combinando atração de investimentos produtivos com capacitação, avançaremos com níveis cada vez mais elevados de ocupação”, finaliza.