O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e órgão delegado do Inmetro na Bahia, começa na segunda-feira (1º) a verificação dos cronotacógrafos dos transportes coletivos no estado.

O cronotacógrafo é um equipamento de segurança, também conhecido como disco diagrama, instalado em transportes de cargas perigosas e coletivos para registrar a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo durante o deslocamento.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todo veículo de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e com mais de dez lugares é obrigado a ter o cronotacógrafo, que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, conforme modelos aprovados pelo Inmetro.

A verificação nos ônibus começa na segunda-feira pelos veículos cujas placas terminem em 2. Em março, serão verificados os com as placas finalizadas em 3 e assim sucessivamente até novembro, quando o processo será encerrado pelos veículos com as placas finalizadas no número 1.

Os transportes escolares também são obrigados a fazer esse procedimento. A verificação nesses veículos já começou e prossegue até 28 de fevereiro.

Para realizar a verificação, os proprietários dos veículos devem se dirigir a oficinas autorizadas pelo Inmetro para a checagem do equipamento. Na ocasião, devem receber a guia de recolhimento e pagar a taxa de R$ 109,20 para fazer a segunda etapa da verificação, que é a simulação nos postos de ensaio.

A relação das oficinas e postos de ensaio na Bahia autorizados pelo Inmetro pode ser acessada no cicma.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/usuarios.

Tabela de Verificação

Placa com finalMês
2Fevereiro
3Março
4Abril
5Maio
6Junho
7Julho
8Agosto
9Setembro
0Outubro
1Novembro