Um dia após a divulgação, pelo Banco Central (BC), de que o ano de 2009 registrou a entrada de U$ 5,3 bilhões de dólares por meio dos gastos de turistas estrangeiros no Brasil, o segundo melhor da série histórica da instituição, a Bahia anuncia uma série de promoções turísticas internacionais.

As promoções começaram já em janeiro deste ano, com a participação do estado na BTL-Lisboa, em Portugal, e na Fitur, maior feira de turismo da Espanha, onde diversos empresários, operadores e agentes de viagem aproveitam o momento para realizar negócios.

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, ainda haverá outras promoções, como os Festivais Gastronômicos, pela Rede de Hotéis InterContinental, nos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, a exemplo dos Estados Unidos, nas cidades de Nova York, Atlanta, Miami, San Francisco, Los Angeles, Washington, e ainda em Madri, na Espanha, e no Brasil, no Rio de Janeiro e São Paulo. O evento é uma iniciativa da Bahiatursa e da Secretaria do Turismo, em parceria com a rede InterContinental e Cias Aéreas.

Para Emília, estes Festivais Gastronômicos representam uma grande oportunidade para divulgar a Bahia, pois o próprio Hotel anuncia estes almoços em materiais promocionais. “Geralmente, cerca de 300 a 400 pessoas participam deste tipo de evento que é voltado tanto para os operadores e agentes de viagem quanto para o público final”. Para tratar do assunto, Emília se reuniu com os gerentes da rede InterContinental, Daniela Pereira e Michel Chertouh, na Fitur.

Turismo religioso – Além de definir a promoção da Bahia por meio de sua culinária e temperos fortes, a presidente da Bahiatursa e a Diretora de Relações Internacionais, Rosana França, reuniram-se com Cláudio Tosi, da Opera Romana Pellegrinaggi do Vaticano (ORP), promotora do turismo religioso no mundo, e com o diretor de Relações Internacionais da EMBRATUR, José Luis Cunha, para incluir as festas religiosas como a Lavagem do Bonfim, 2 de fevereiro-Iemanjá, Boa Morte em Cachoeira e a visitação ao Memorial Irmã Dulce no roteiro religioso do Brasil, já que a ORP passará a atuar também neste país.

O roteiro, que inclui o sincretismo religioso da Bahia, com elementos da cultura afro-descendente, deve durar quatro dias e será oferecido aos párocos da Igreja. “Outro roteiro que interessou bastante ao trade turístico espanhol foi o Roteiro Integrado Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas, lançado na ABAV/2009, para facilitar a venda do Brasil no exterior, principalmente durante a Copa 2014”, completou a presidente da Bahiatursa, direto de Madri.

Os Estados Unidos são o país líder no ranking de turistas internacionais para a Bahia, enviando 63 mil americanos, seguido da França, com 56 mil, Itália, 51 mil, e Portugal, com 50 mil turistas enviados, segundo dados da última pesquisa 2008/09, encomendada pela Secretaria do Turismo da Bahia e que pode ser conferida no endereço www.bahiatursa.ba.gov.br.