Destino preferido dos brasileiros, a Bahia busca conquistar ainda mais a simpatia dos estrangeiros. Durante viagem a Madri, o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, participou de diversas reuniões com operadores de viagem, representantes da companhia aérea espanhola, Air Europa, e Embratur, para a promoção do estado na Espanha.

Segundo ele, ainda este ano, haverá dois workshops para profissionais de turismo, cujo tema será o São João da Bahia. Outro assunto discutido foi a ampliação do número de voos semanais da Air Europa para quatro frequências. Atualmente, a companhia tem três linhas diretas para a capital baiana, e a taxa de ocupação neste verão está em 98%, de acordo com os executivos da empresa.

Preocupado com o fim da alta estação, Leonelli, que conversou com o dirigente da Air Europa, Manuel Pañadero, disse que a Bahia deve fazer uma promoção especial no mercado espanhol para garantir a permanência da linha. O secretário disse ainda que haverá um encontro entre ele e representantes da companhia aérea e de grandes grupos do trade baiano, como Sol Express, Costa do Sauípe e Iberostar.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, dos 514 mil turistas estrangeiros que visitaram a Bahia em 2008, a Espanha é responsável por 8,4%, com mais de 43 mil visitantes. Mesmo assim, segundo a executiva da Air Europa, Karin Balazzero, os voos da companhia para a Bahia também levam italianos, portugueses e franceses para o estado.