LOCAL: Salão de Atos da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB).
DATA: 11.01.10 (segunda-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: lançamento do Plano Estratégico de Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos (BTS). 


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PLANO: foi elaborado a partir de um convênio firmado entre os governos estadual e federal, com o objetivo de transformar a Baía de Todos os Santos na porta de entrada do Brasil para o turismo náutico internacional. A Fundação Escola de Administração ficou responsável pelos estudos e realizou uma série de reuniões, que tiveram a participação dos 15 municípios que integram esta zona turística. Durante o período de construção do plano também foram realizados seminários técnicos e um fórum náutico. Os trabalhos resultaram na produção de um documento final que estabelece a visão, os macro-objetivos, os eixos estratégicos de desenvolvimento do setor com recomendações de ações a serem implementadas em caráter emergencial, a curto e a longo prazos, incluindo necessidades de melhorias de infraestrutura e vocações de lugares específicos. Também foram levantadas as necessidades de investimentos do setor privado, bem como a indicação do modelo de gestão para o turismo náutico da região. O plano propõe ainda políticas, iniciativas e ações integradas que podem incentivar a estruturação de destinos por meio da elaboração de produtos e roteiros turísticos, além de melhorar a infraestrutura náutica e de serviços náuticos na região. 

EXPECTATIVAS: por conta do potencial natural, a Bahia foi escolhida pelo Ministério do Turismo para ser sede do projeto-piloto para desenvolvimento do turismo náutico no país. O estado possui 1,1 mil quilômetors de costa e duas das três principais baías do país (Todos-os-Santos e Camamu). Com a promoção do turismo náutico espera-se o fortalecimento da industrialização, comercialização e manutenção de barcos e, com isso, a geração de empregos e o desenvolvimento da região como um todo.

LANÇAMENTO: contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo em exercício, Claudinei Pirelli, do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e representantes do trade, setor náutico, da Câmara Técnica da BTS e outras autoridades.