Um grupo formado pelo ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o secretário nacional da pasta, Romeu Tuma Jr, e assessores especiais do Ministério vistoriou as obras do Centro de Convenções da Bahia (CCB), nesta terça-feira (12), em Salvador. O objetivo foi acompanhar o andamento da reforma do equipamento que vai abrigar o Fórum Criminal das Organizações das Nações Unidas, em abril.

Os representantes do Ministério da Justiça foram recepcionados pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e pela presidente da Bahiatursa, Emília Silva, que apresentou o cronograma das obras no CCB. Os investimentos totais na reforma devem chegar a R$ 15 milhões.

De acordo com Emília, as reformas estruturais envolvem substituição de carpetes, cobertura, implantação de portas anti-incêndio, entre outros serviços. “A primeira etapa envolveu reparos emergenciais para garantir a realização do Congresso Brasileiro de Cardiologia e esta segunda fase está sendo mais abrangente”, informou. A conclusão dos serviços está prevista para março.

O ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que enviará técnicos do governo federal para acompanhar o andamento das obras. “Esse é um evento muito importante para o Brasil, uma vez que reunirá representantes de 190 países, que vão discutir temas como o combate à criminalidade, direito criminal, direito penal”, conta.

O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr, afirmou que o Ministério vai repassar recursos para garantir a climatização de todos os ambientes do Centro de Convenções durante a realização do encontro que deve reunir mais de cinco mil participantes. Ele também acredita que os prazos serão cumpridos e disse ainda que se houver necessidade de aplicação de mais recursos, o governo federal viabilizará os repasses para a administração estadual.

Receptivo 

Domingos Leonelli afirmou que o Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, montará uma estrutura semelhante à do carnaval para recepcionar os mais de cinco mil participantes do encontro. Ele também informou que haverá um treinamento especial para os funcionários do Disque Bahia Turismo – que funciona 24 horas em inglês, português e espanhol – assim como para os profissionais que atuarão de forma presencial nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), do Pelourinho e do Aeroporto Internacional de Salvador.