Estreia nesta quarta-feira (6), às 21h, na TVE a série Profissão Cartunista, uma produção da TV Brasil, com um documentário sobre a vida e a obra do jornalista e cartunista mineiro Henfil (1944-1988), um dos nomes de ponta quando se fala em contracultura no Brasil.

A série, de autoria de Marisa Furtado e Paulo Serran, inclui também documentários sobre outros cartunistas famosos, como o norte-americano Will Eisner, reconhecido internacionalmente através dos quadrinhos de Spirit, Jerry Robinson, um dos expoentes da era de ouro dos quadrinhos norte-americanos e criador do Curinga e da Mulher Gato, e também o jornalista e cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho e Turma do Pererê.

Henfil é considerado o maior cartunista brasileiro de todos os tempos e recentemente foi enfocado no documentário Três Irmãos de Sangue, que aborda também a biografia de seus outros dois irmãos (Betinho e Chico). O capítulo de estreia da série Profissão Cartunista analisa a carreira do artista, que começou em 1964, relembrando seu trabalho em O Pasquim e no Jornal do Brasil, examinando seus livros, sua passagem pelo teatro e seu filme Tanga, Deu no New York Times (1987).

Profissão Cartunista é narrado pelo próprio Henfil, graças a arquivos sonoros garimpados e remixados. Entre os entrevistados, estão personalidades que trabalharam e viveram com o artista mineiro os diversos momentos de sua carreira, como Zuenir Ventura, Miguel Paiva, Ziraldo, Laerte, Jaguar, Tárik de Sousa e Ivan Cosensa.