Uma reunião promovida em São Paulo pela Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) para discutir e buscar soluções para os problemas enfrentados pela citricultura e perspectivas para o setor em 2010 vai contar com a presença do secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, que representará o governador Jaques Wagner. O evento será realizado nesta sexta-feira (26).

O encontro será realizado na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, com a presença de produtores de várias partes do país. Além da presença do secretário, a citricultura baiana estará representada por uma delegação formada por produtores, prefeitos e secretários de Agricultura dos municípios de Itapicurú, Inhambupe, Rio Real e Aporá, bem como de dirigentes da Câmara Setorial da Citricultura do Litoral Norte e agreste baiano, e das cooperativas Coopero e Agronordeste.

De acordo com informações da Associtrus, o Brasil é o maior produtor mundial de laranja e o maior produtor e exportador de suco de laranja, dominando mais de 80% desse mercado. A Bahia tem uma área cultivada de 64 mil hectares, sendo o segundo maior produtor em área do país. Em primeiro lugar, está São Paulo, com mais de 600 mil hectares. O estado também é o segundo produtor nacional de limão, com uma colheita de 38,9 mil toneladas em 2,44 mil hectares colhidos.

O estado da Bahia é área livre da Pinta Preta, Cancro Cítrico, Mosca Negra dos Citros, Morte Súbita e Greening, doenças que acometem os citros, conforme certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A certificação é fruto do trabalho da Seagri, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, e dos produtores que trabalham na busca da qualidade.