Ao som da guitarra de Armadinho Macedo e da animação dos foliões, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique entregaram, na noite desta quinta-feira (11), a chave da cidade e coroa ao Rei Momo do Carnaval 2010, o cantor e guitarrista Pepeu Gomes, abrindo oficialmente a festa, que, este ano, comemora os 60 anos do trio elétrico e os 25 anos do axé music.

O início da folia, no Campo Grande (Circuito Osmar), demonstra o que baianos e turistas vão encontrar durante os seis dias nas ruas da cidade Salvador – alegria, muita animação e agito – e, com a benção do Momo, a festa promete ainda muito mais.

“Desejo que todos os foliões sejam muito felizes neste Carnaval, curtindo a festa com paz e muito axé. Se não fosse o amor dos baianos a esta grande festa, o trio elétrico não estaria completando 60 anos. Devemos tudo isto a este povo maravilhoso”, disse o Rei.

O primeiro trio a entrar na avenida foi a réplica do primeiro trio baiano – a fobica – levando para as ruas o antigo carnaval. Mascarados, pierrôs, baianas de acarajé e foliões, com diversas fantasias, acompanharam o trio criado por Dodô e Osmar, em 1950, ao som dos irmãos Macedo, que relembraram os antigos carnavais tocando frevos e marchinhas. “Isto aqui é bom demais. Não existe nada melhor”, gritava empolgada a foliã Ana Célia Andrade.

Depois da cerimônia, os irmãos Macedo seguiram tocando os frevos de Dodô & Osmar até a Praça Castro Alves, chamando o povo para a festa. No sábado de Carnaval (13), o Fobicão desfilará no Circuito Osmar (Campo Grande), mantendo a tradição de fazer a festa para o folião pipoca.

Investimento na cultura e turismo

O governador enfatizou as ações do Estado no turismo e na cultura a fim de proporcionar mais conforto e opções para baianos e turistas que estiverem no Carnaval. Segundo Wagner, os visitantes terão um atendimento especial durante toda folia.

No total, 564 profissionais irão prestar informações a turistas brasileiros e estrangeiros sobre a programação da festa nos circuitos, por meio do Projeto Guias e Monitores do Carnaval. A equipe vai atuar no Terminal Náutico, rodoviária, aeroporto, além dos hotéis, ruas e avenidas dos três circuitos.

O Disque-Bahia também estará funcionando durante 24 horas no Carnaval e a internet será utilizada para divulgar informações relativas à festa, por meio de site e das redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook e Flickr.

“Tenho certeza que vamos fazer o Carnaval melhor do que no ano passado. A cidade está cheia de turistas, o que é bom para a hotelaria, para os taxistas, para comerciante, movimentando a economia baiana. Para os pipocas reservamos uma programação especial, com atrações de qualidade”, afirmou o governador.

O folião “pipoca” contará com mais atrações para brincar o Carnaval em todos os circuitos. Desfiles de trios sem cordas prometem arrastar a multidão. Serão quatro trios elétricos para desfilar com 17 atrações baianas e nacionais com estilos musicais variados – samba, reggae, hip hop, rock, música eletrônica e contemporânea.

O Carnaval Ouro Negro também é destaque na comemoração dos 60 anos do trio elétrico. Neste ano, 120 entidades, entre afoxés, blocos afro, índio, de samba e de reggae se apresentarão no circuito Dodô e Osmar.