Publicada às 13h10

Atualizada às 16h05

De quinta-feira (11) até as 7h deste sábado (13), houve uma redução significativa nos crimes contra pessoas, segundo dados apurados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). No quesito lesão corporal, por exemplo, a redução foi de 15,1%, enquanto no item crime de rixa caiu bem mais: 52,9%. Não houve tentativa de homicídio e homicídio no período.

Ainda de acordo com a SSP, houve aumento no número de roubos (17,4%) e de furtos (19,1%), gerando um acréscimo de 8,9% no número total de ocorrências. Em contrapartida, os locais com maior incidência de roubos e furtos já foram identificados e as polícias Civil e Militar vão, já a partir deste sábado, intensificar as ações nesses lugares.

“O serviço de inteligência e as câmeras com fibras óticas nos ajudaram a flagrar e a registrar quais são os pontos nos circuitos do Carnaval que apresentam maior índice de roubos e furtos. Por isso vamos intensificar as patrulhas e rondas nesses pontos, garantindo a segurança do folião”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.

Em 2009, foram 302 ocorrências, contra 329, este ano. O trabalho conjunto das polícias Civil e Militar resultou, até agora, num aumento de 17,8% no número de prisões por uso ou tráfico de drogas. No Circuito Batatinha (Pelourinho), por exemplo, foram apreendidas 64 pedras de crack.