Através da Secretaria de Cultura, o Governo do Estado está preparando uma grade de programação especial para o Carnaval 2010. Além do investimento de R$ 4,96 milhões no Programa Carnaval Ouro Negro, que dá apoio a 120 blocos de matriz africana, a Secult/BA financia o Carnaval nos bairros de Salvador, as atrações dos trios sem cordas produzidos pelo Conselho do Carnaval, além da programação especial nos Largos e Praças do Pelourinho.

O Carnaval Pipoca, além das saídas dos 10 projetos selecionados, contempla mais 10 desfiles nos dois circuitos da folia (com nomes importantes do cenário nacional, escolhidos por uma curadoria) e o pagamento de cachês aos artistas que vão se apresentar em trios elétricos e palcos em diversos bairros da cidade (contratados e instalados pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur).

Entre as novidades da programação da Secretaria de Cultura do Estado para o Carnaval 2010 estão as “Varandas de Glauber”, projeto que vai acontecer no Espaço Unibanco de Cinema, em plena Praça Castro Alves, onde vai funcionar um dos camarotes do Governo do Estado.

Este ano, a transmissão da TVE foi ampliada, prevendo aproximadamente 70 horas de transmissão ao vivo. Serão transmitidos flashes para Portugal via RTP – Rádio e Televisão Portuguesa e para diversos países através do canal internacional da emissora, além de entradas na programação da TV Brasil, em rede nacional.

O investimento na produção, programação e transmissão do Carnaval 2010 da Secretaria de Cultura do Estado é da ordem de R$ 12 milhões.

Confira a Programação de cada projeto:

Carnaval Pipoca

Carnaval do Pelô

Carnaval Ouro Negro