A catadora de latinha, Elizete Costa dos Santos, 28 anos, foi uma das primeiras pessoas a garantir o fardamento e equipamentos de segurança oferecidos pela campanha O trabalho decente preserva o meio ambiente, apoiada pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup). O material começou a ser distribuído no final da tarde de quinta-feira (11), nos cinco pontos de coleta distribuídos no circuito do Carnaval.

Elizete, que trabalha como catadora há cinco anos, e há três participa da campanha, fala das vantagens de participar da ação. “Além da alimentação e dos equipamentos de segurança que a gente recebe, eu tenho acesso a bares e barracas por conta do fardamento”, relata. Já Isaías Pereira, de 23 anos, que cata latinha somente durante o carnaval, participa da campanha pela primeira vez. “Aproveito a festa para ganhar um dinheiro extra e espero que essa grana aumente com a economia que vou fazer, já que não vou precisar gastar com alimentação” planeja Isaías.

Além dos benefícios como alimentação, fardamento, equipamentos individuais de segurança e água, a Setre, em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), ofereceu uma linha de financiamento especial às cooperativas Amigos do Planeta, Coopersf, Camapet, Canore e Recicoop, que fazem parte do Complexo de Cooperativas de Reciclagem.

O empréstimo, no valor de R$ 49 mil – dos R$ 75 mil ofertados pelo Governo-, foi realizado por meio do Programa de Crédito Solidário do Estado da Bahia (Credisol) e deverá ser utilizado para comprar o material coletado pelos catadores avulsos, estocá-los, e só vender quando o valor dos reciclados tiverem os preços elevados. O empréstimo pode ser quitado em até duas prestações, com juros de 0,5 % ao mês e dois meses de carência. A primeira prestação será em maio.

A campanha O trabalho decente preserva o meio ambiente, que faz parte de um conjunto de ações previstas na Agenda Bahia do Trabalho Decente, também disponibilizará 100 cestas básicas para os catadores cooperados, para que eles não levem às suas crianças ao circuito do carnaval, evitando a prática do trabalho infantil.

Para receber o material coletado nas ruas, foram instalados cinco postos fixos, no Largo Dois de Julho, Barra, Politeama, Ladeira da Montanha e Ondina, que funcionarão 24 horas por dia até a Quarta-feira de Cinzas.