As crianças que se perderam durante o Carnaval, foram encontradas em situação de risco ou vítimas de maus-tratos, estão sendo atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) numa ação conjunta com a 1ª Vara da Infância e da Juventude.

Desde o primeiro dia de festa uma equipe multidisciplinar composta por 25 profissionais recebe crianças de zero a 12 anos no Centro Integrado de Assistência Social (CIAC), em Ondina.

Lá elas são assistidas em regime de 24 horas por equipe composta por psicólogos, educadores, assistente social, e recebem alimentação balanceada preparada por nutricionistas.

Até sábado (13), o CIAC acolheu 12 crianças. Quatro delas foram encontradas no circuito de festa e duas estão aos cuidados do Juizado de Menores, aguardando a conclusão de investigações. Esse número é bem inferior ao registrado no Carnava passado, quando foram atendidas 40 crianças no mesmo período.

O atendimento será prestado até a Quarta-feira de Cinzas (17), considerando os pais que ainda vão trabalhar na folia e necessitam deixar seus filhos em segurança.

Gilza Brito, assessora da Superintendência de Assistência Social da Sedes, avalia que o trabalho em conjunto fortalece o senso de responsabilidade dos pais e responsáveis, garantindo os direitos da criança.

“Essa diminuição mostra que o trabalho realizado em parceria com a 1ª Vara da Infância e Juventude está dando resultados. As pulseiras de identificação ajudam muito quando um agente da polícia ou do juizado encontra uma criança perdida. O trabalho da polícia é fundamental também. Nestes casos, devem, de imediato, telefonar e informar a ocorrência”.

O serviço especial criado com a parceria da Sedes com a 1ª Vara da Infância e da Juventude está executando um plano de ações para abrigar até 80 crianças ao mesmo tempo.

Para o lazer das crianças também são oferecidas salas de jogos, de brinquedos, de televisão com filmes infantis, além de salas de computadores, um “infocentro” e um “infojunior” ligados à Internet e comandados pela equipe e por voluntários.

“A ação é muito importante e tem a finalidade de minimizar os efeitos psicológicos, não só para as crianças, mas também para os pais. A criança não deve fica exposta ao barulho, à multidão, à confusão. Ela pode se trazida pra cá tranquilamente, onde será cuidada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Com a certeza de que seus filhos estão sendo bem tratados, evidentemente que os pais terão melhores condições psicológicas para praticar o seu comércio e obter com maior elevação da renda familiar”, avalia o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Salomão Resedá.

Telefone para denúncias

O juiz lembra que qualquer pessoa pode denunciar situações em que crianças estejam expostas a situações de risco. “A denúncia anônima pode ser feita pelo telefone 0800 071 3020, que funciona 24 horas. Todos devem ligar denunciando maus tratos, pedofilia, exploração do trabalho infantil e ninguém vai procura saber quem está denunciando. Vamos verificar dentro do anonimato da denúncia”, completa.

Outras ações da Sedes

O secretário Valmir Assunção falou sobre a iniciativa e comentou as demais atividades da Sedes neste Carnaval.
“Estamos desenvolvendo três importantes campanhas no Carnaval deste ano. Uma contra o trabalho infantil, outra contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e a do Carnaval sem Fome. São atividades diárias envolvendo a Sedes, voluntários e a sociedade civil”, explicou.

“Essa parceria com a 1ª Vara da Infância e da Juventude vem se fortalecendo cada vez mais nesses últimos três anos. Assim, podemos criar oportunidades para crianças e adolescentes em todo o estado da Bahia e, principalmente, de Salvador”, concluiu.

Serviçoes e Informações

1ª Vara da Infância e Juventude
Para denúncias – TEL. 0800 071 30 20

FUNDAC – Fundação da Criança e do Adolescente
Matatu de Brotas
TEL. 55 71 3116 – 2910
 
Bahia Acolhe
Boca do Rio
TEL. 55 71 3232 – 0887 / 3115 – 1649
 
CIAC – Centro Integrado de Assistência à Criança
Ondina
TEL: 3116 – 7896

Ministério Público
71 3103 6411/6412/6413
 
1ª Vara da Infância e Juventude
71 3320 9780/9778
2ª Vara da Infância e Juventude
71 3320 9783/9781
 
CEDECA
0800 284 5551