Publicada às 10h

Atualizada às 22h55

A Polícia Civil da Bahia apresentou nesta quarta-feira (10) o Plano Operacional para o Carnaval 2010, no auditório dos Correios da Pituba, com a presença do secretário da Segurança Pública, César Nunes, do delegado-geral Joselito Bispo e parte do efetivo que vai trabalhar durante a folia.

Vão trabalhar na festa 2.587 policiais civis, entre delegados, escrivães, agentes e auxiliares técnico-administrativos, distribuídos pelos circuitos. Serão 11 postos integrados no Circuito Osmar (Campo Grande) e 14 no Circuito Dodô (Barra/Ondina), todos funcionando 24 horas, um Centro de Triagem de Pessoas Detidas no Complexo Policial dos Barris, quatro centrais de flagrante, uma unidade móvel, que já está em atividade, deslocando-se pelos postos de entrega de abadá, além da Delegacia Digital, que funciona através do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.

Nos bairros de Itapuã, Periperi, Pau da Lima e Cajazeiras, onde vai haver Carnaval, serão mantidas unidades da Delegacia Especial de Área (DEA). A festa, que acontece simultaneamente em outros seis municípios do estado, também terá a segurança garantida.

Além das ações tradicionais, a Polícia Civil conta com novas tecnologias para aprimorar o trabalho durante o Carnaval, como 79 veículos interligados por GPS, 74 câmeras instaladas nos circuitos, 230 aparelhos de celular black berry, sistema de identificação por impressão digital e 15 quilômetros de rede de transmissão de fibra ótica.

Segundo o superintendente do Serviço de Inteligência da SSP, Maurício Telles Barbosa, a vantagem da transmissão por fibra ótica é a qualidade da imagem, aliada à velocidade da transmissão. “A transmissão por fibra ótica é vantajosa, por não apresentar interferência de frequência, como a do rádio, e, além da qualidade da imagem ser superior, a velocidade na transmissão chega a ser três vezes maior”, explicou.

Os policiais que utilizarão o black berry estão recebendo treinamento, porque entre as informações obtidas pelo celular estão cadastro criminal, carteira de habilitação e verificação de placas de veículos.

Sem ameaça de paralisação

O delegado-geral fez um apelo à população para que brinque o Carnaval com responsabilidade e afirmou que o efetivo da Polícia Civil vai trabalhar normalmente. “Pedimos à população que brinque com responsabilidade e garantimos que não há ameaça de paralisação, pois confiamos no profissionalismo dos nossos servidores”, declarou.

Bispo informou ainda que, além das ações preventivas, a exemplo das apreensões que foram feitas nos últimos meses, haverá uma fiscalização especial nos locais de maior incidência de tráfico de drogas em Salvador, mesmo fora dos circuitos da folia.

De acordo com o secretário, o planejamento para o Carnaval foi feito de forma integrada entre as polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT), “aliando tecnologia ao efetivo rigorosamente treinado”.