O impacto ambiental nas ruas de Salvador depois do Carnaval agora é objeto de ação da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). A empresa participa da campanha O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, organizada pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, que integra o calendário do Carnaval Ouro Negro, juntamente com outras ações sociais voltadas ao meio ambiente.

A Prodeb desenvolveu o sistema Recicla.Ba, para automatizar os cadastros dos coletores seletivos no Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), além de tabular todo o material a ser reciclado e quantas pessoas participam do processo. Os dados sistematizados servirão como subsídio para o governo em iniciativas futuras relacionadas à coleta seletiva e ao impacto ambiental.

A empresa promoveu um treinamento de 45 pessoas no Centro Público de Economia Solidária da Bahia para explicar as funcionalidades do Recicla.Ba.

Durante o Carnaval, a Prodeb vai disponibilizar dez computadores, que serão distribuídos nos cinco postos de recolhimento ao longo do circuito: na Barra, Ladeira da Montanha, Ondina, Dois de Julho e Politeama.

Além da infraestrutura tecnológica e de conexão com a internet, a companhia vai disponibilizar suporte técnico por telefone durante todos os dias da festa, com 144 horas de plantão, das 12h de quinta-feira (11) até as 12h da Quarta-Feira de Cinzas (17).