Até sexta-feira (26), a Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), está fazendo matrículas para os seus Cursos Preparatórios e Cursos Livres. As vagas disponíveis mobilizaram cerca de 300 pessoas nesta segunda-feira (22), primeiro dia de inscrições, numa movimentação intensa de interessados pelas inscrições. O registro desta busca confirma a respeitabilidade da escola e a importância de seu papel social, fato que fortalece o empenho da instituição, por meio de seus órgãos gestores, em ampliar suas atividades ainda em 2010.

Segundo a diretora Geral da Funceb, Gisele Nussbaumer, o interesse pelos cursos da Escola de Dança têm sido maior ano após ano. Para ela, a procura crescente não apenas atesta a importância da escola e a sua capacidade de intervenção social, como também a coloca diante de novos desafios.

Nussbaumer afirma que, durante esta gestão, o número de vagas oferecidas foi duplicado e investiu-se na diversificação e no aumento de cursos disponibilizados. “Agora, estamos comprometidos em ampliar mais estes resultados ainda em 2010”. O diretor de Dança Alexandre Molina disse que, em 2009, a Escola encerrou suas atividades tendo tido cerca de 1,5 mil alunos regularmente matriculados, oportunizando o ensino qualificado em dança a crianças, jovens e adultos.

Programação: Os Cursos Preparatórios são anuais, vespertinos e se direcionam ao público infanto-juvenil, com idade entre 5 e 17 anos. Eles se dividem em dois blocos, o de Iniciação à Dança, de I a IV, para idade entre 5 e 9 anos, e o de Níveis, de I a VII, para 10 a 17 anos, com aulas de danças populares, balé, capoeira, dança moderna, dança afro e prática coreográfica.

A cada ano, são abertas duas novas turmas, com 25 vagas cada, para o primeiro grau de iniciação. Nos graus seguintes, as vagas dependem da desistência de alunos veteranos, que têm prioridade de matrícula – no mês de dezembro, é feita a renovação da permanência.

Os Cursos Livres, noturnos e semestrais, são voltados para adultos e oferecem turmas de estilos diversos – neste semestre, tem balé clássico e dança afro. Não há pré-requisito seletivo para os interessados e o número de vagas de cada uma das três turmas disponíveis é variado. O único custo para todos os alunos é de R$ 20 por semestre, em taxa de inscrição.

Além das duas categorias de cursos que estão com inscrições abertas, existe o Técnico Profissionalizante em Dança, com duração de dois anos e meio, que é reconhecido pelo MEC e trabalha na formação de profissionais da área. As aulas, no turno matutino, foram iniciadas na segunda-feira, com 60 alunos aprovados em seleção específica, com teste de aptidão.