Uma palestra sobre o capoeirista Manoel Henrique (1897-1924), o Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro, será realizada por Máximo Brito Pereira Filho, mestre Máximo, nesta quinta-feira (25), às 19h, no auditório do Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

Máximo, também santo-amarense, é pesquisador da vida do lendário Besouro Mangangá, personagem de recente e polêmica produção cinematográfica do cineasta João Daniel Tikhomiroff, que também ganhará uma leitura feita pelo palestrante.

O Forte de Santo Antônio Além do Carmo é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult) do Governo do Estado, localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n.

O Forte da Capoeira, como também é conhecido, reúne no seu espaço sete academias dos mais representativos mestres da capoeira no Brasil. O acesso ao Forte é gratuito e outras informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3117-1488 e 3117-1492 ou pelo blog fortesantoantonio.blogspot.com.