Caminhar nas ruas do Centro Histórico de Salvador é como estar dentro de um museu, mas ao ar livre. Prédios e monumentos contam a história da Bahia e do Brasil, apresentando um passado rico, revestido por arquiteturas de diversos estilos – barroco, neoclássico, clássico e rococó, que se misturam e formam uma beleza singular.

Na rua Direita de Santo Antonio está um desses patrimônios que encantam baianos e turistas. É a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, completamente restaurada por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos governos estadual e federal, e que foi entregue à comunidade, nesta quinta-feira (4), em solenidade com a presença do governador Jaques Wagner.

Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na recuperação de telhados, elementos de pedra e madeira, revisão das instalações elétricas, de todos os bens móveis e integrados, como altares, pratarias e imagens. A igreja, construída no início do século 18, também recebeu sobreforro de fibra de vidro e acesso adaptado para portadores de necessidades especiais como rampa e elevadores.

Segundo o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac), Frederico Mendonça, as obras duraram um ano e meio. Ele explicou que durante o processo de restauro foram encontradas obras de arte como pinturas policromadas da época da construção do prédio e pinturas em folhas de prata, que estavam sob sucessivas camadas de tinta na parte frontal da mesa do altar-mor.

“Representa o nosso respeito por nossos antepassados. Aqui foi restaurado tudo que possível e na sua originalidade, conservando nossa história. Agora temos que conservar, deixando uma herança cultural para o futuro”, afirmou o arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella.

Outra descoberta importante foi uma pintura dourada do início do século 20, em folhas de ouro e policromada, que ficou escondida durante 100 anos sob um papel de parede. A igreja está construída no topo do aclive da Ladeira do Boqueirão. A sua fachada posterior é voltada para a Baía de Todo-os-Santos.

Para que a igreja fosse construída foi preciso fazer um requerimento ao vice-rei Vasco Fernandes César de Menezes em nome dos “homens pardos”, que conseguiram a permissão das terras de uma antiga trincheira para a sua edificação. A Igreja do Boqueirão tem torres em bulbo e no frontão rococó revestido de azulejos brancos, rica e bem ornamentada nave com forro pintado, sacristia bem implantada e artisticamente decorada. A concepção da decoração interna do Boqueirão é neoclássica em talha dourada de fatura, datada entre 1836 e 1837.

Rosário dos Pretos e outros monumentos em restauração no Centro Histórico

A Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos, no Largo do Pelourinho, também passa por restauração, que deve ser concluída em outubro deste ano. Toda estrutura da igreja está sendo reformada, além dos móveis e imagens.

De acordo o diretor do Ipac, Frederico Mendonça, antes da restauração, o patrimônio passou por análises de questões históricas, legais, urbanas, arquitetônicas e dos bens móveis e integrados, que possibilitaram definir diretrizes para um projeto de reabilitação e requalificação funcional do monumento. As intervenções estão orçadas em R$ 2,3 milhões e previstas para acabar no próximo semestre.

O governador Jaques Wagner visitou as obras e conheceu o trabalho minucioso dos restauradores, que, com delicadeza e a paciência, típicas destes profissionais, são revelados episódios da vida de São Domingos, relatados nas paredes de azulejos bicolores relatando.

O monumento é patrimônio nacional e integra o conjunto histórico, artístico, urbanístico e paisagístico do Centro Histórico de Salvador. “É a manutenção da nossa história, de preservação da nossa cultura. Aqui estão contados trechos importantes de nossa história. É preciso recuperar, porque se os brasileiros não conhecerem a própria história não conseguem projetar o futuro”, disse Wagner.

O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, informou que também estão sendo restaurados no CHS, o Palácio Rio Branco, o conjunto do Pilar e a Casa das Sete Mortes, previstas para serem inauguradas em abril. Por meio do Prodetur serão iniciadas as obras do Oratório da Cruz do Pascoal, que deverá ter as intervenções iniciadas ainda neste semestre.

Todos esses bens são tombados como patrimônio nacional. O investimento total nesses monumentos e nas igrejas do Boqueirão e do Rosário dos Pretos chega a aproximadamente R$ 20 milhões.