A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), viabilizou o intercâmbio de quatro estudantes com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL, Portugal). Márcio Carneiro Boaventura, do curso de Engenharia Civil, Wilton de Jesus dos Santos, de Engenharia de Alimentos, Tiago Figueiredo, estudante de Física, e Érica Nolasco, futura bióloga, assinaram, nesta quinta-feira (11) contrato da bolsa de intercâmbio e embarcam para Lisboa até o final de fevereiro, para um período de seis meses de estudos.

Além da incorporação ao currículo da graduação das disciplinas cursadas em Portugal, os alunos têm outras expectativas. “Trata-se de uma excelente oportunidade de crescimento profissional e cultural”, afirmou Márcio Boaventura. Wilton dos Santos aposta na possibilidade de uma futura pós-graduação em Portugal, enquanto Tiago Figueiredo espera ampliar a rede de contato com alunos e pesquisadores europeus.

Para seleção dos intercambistas, foram considerados o histórico escolar, o currículo lattes e carta de recomendação de professores. A Uefs oferece uma ajuda de custo para manutenção dos estudantes em Portugal e a Universidade Técnica de Lisboa assumirá os alojamentos durante os seis meses de intercâmbio.

O intercâmbio integra o Programa de Mobilidade Estudantil da Uefs, o qual se constitui em critério utilizado por diversos órgãos para conceituação da instituição de ensino superior. A parceria com a UTL foi consolidada durante missão em 15 instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e França, dentro do Projeto de Política de Internacionalização da Uefs, realizada em setembro pelo assessor de Relações Interinstitucionais, Washington Franca-Rocha, e a coordenadora Raquel Vale.