Garantir o bom funcionamento da rede estadual de ensino. Esse é o objetivo do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ao percorrer escolas na capital e no interior. Ele afirmou que as aulas transcorrem normalmente.

Trezentos técnicos do órgão também estão visitando todas as unidades para apoiar os gestores escolares a solucionar eventuais dificuldades. O trabalho teve início na segunda-feira (22) e prossegue até 6 de março.

Há 17 anos na rede estadual, a diretora do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, Daniela Lordelo, diz que, em toda a sua carreira, nunca viu a Secretaria se mobilizar tanto em prol da escola. “Pela primeira vez temos técnicos indo às escolas para saber das nossas necessidades. Finalmente, a escola está sendo a menina dos olhos da Secretaria da Educação”.

Das 1.544 escolas da rede, apenas em 90 delas o ano letivo inicia nesta segunda-feira (1º de março). Isso ocorre porque 65 unidades do interior seguem o calendário da rede municipal, em função do compartilhamento do transporte escolar. Nas outras 25, por conta das reformas, que estão em fase de finalização, o retorno dos alunos será também no mesmo dia.

No total, a Secretaria da Educação destinou R$ 60 milhões para reparos e manutenção da rede física e R$ 38 milhões para o transporte escolar – R$ 33 milhões diretamente para os municípios, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete Bahia), e R$ 5 milhões para transporte de estudantes de áreas de difícil acesso como as comunidades indígenas.

Aluna do 2º ano do Colégio Estadual Alípio Franca, em Salvador, Paula Ribeiro Bahia, 16 anos, não escondeu a satisfação de ter encontrado a unidade totalmente revitalizada. “O prédio foi pintado, os ventiladores consertados e os banheiros reformados. É muito bom ver o colégio que a gente estuda bonito, isso dá mais prazer para estudar”. Ela disse que voltou “com todo gás” e espera também que os educadores tenham retornado com muita garra para ensinar.