Sociabilizar os resultados e desafios do programa Todos pela Alfabetização (Topa) é um dos objetivos do I Encontro Estadual de Gestores Municipais do Topa, que será realizado nestas quinta e sexta-feira (25 e 26), às 9h, na Escola Parque. Consolidado e reconhecido nacionalmente, o Topa já garantiu a 460 mil baianos o direito a ler e escrever e outros 482 mil estão matriculados na terceira etapa, com previsão de conclusão no mês de outubro. Nessa fase, 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos sociais e sindicais aderiram ao programa.

Durante o evento, gestores municipais e supervisores do Topa, secretários de educação e representantes das unidades formadoras irão receber orientações sobre a execução financeira e prestação de contas dos convênios realizados. O encontro tem ainda como finalidade capacitar os gestores no Sistema Brasil Alfabetizado (SBA) e de Gestão Topa, este criado para monitoramento e avaliação do programa.

“Chegamos a um patamar em que o foco do Topa agora é o seu acompanhamento no sentido de qualificar cada vez mais o programa. Estamos apostando que, nesse primeiro encontro com os gestores municipais, vamos não só falar dos resultados e desafios, como também orientá-los passo a passo sobre a execução financeira e prestação de contas dos convênios realizados”, enfatiza Francisca Elenir Alves, coordenadora do Topa.

Programação – Na pauta, assuntos como o Prêmio Cosme de Farias, adesões das entidades dos movimentos sociais e sindicais e cadastro para a quarta etapa do Topa. Na área pedagógica, o debate vai girar em torno do acompanhamento das turmas e abrangência da formação dos alfabetizadores e coordenadores de turmas.