Uma pesquisa realizada com o público atendido no SAC Educação mostrou que 86% dos usuários classificam o serviço como excelente ou bom. O resultado fez com que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) transferisse todas as demandas de recursos humanos dos servidores que residem em Salvador e Região Metropolitana para serem atendidas, exclusivamente, no SAC Educação, no Comércio. O levantamento apontou ainda que 100% das pessoas ouvidas classificaram as instalações e o balcão de serviços como ótimo ou bom.

O SAC Educação funciona no 1º andar, do Instituto do Cacau, no Comércio, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, entretanto, a distribuição de senhas só é feita até às 16h50.

“Me sinto valorizado e respeitado pelo Estado, ao ganhar um local como este. Acredito que os servidores da Educação têm a mesma opinião. Aqui fui bem acolhido e só tenho elogios a fazer quanto ao atendimento, ao ambiente. É um presente do Governo do Estado para nós”, declarou o professor Márcio da Silva, que esteve pela primeira vez no SAC Educação.

A concentração do atendimento no SAC Educação tem o objetivo de dinamizar e possibilitar maior agilidade, uma vez que os trabalhadores da sede da secretaria passaram a dedicar-se exclusivamente à análise dos processos. Já para os servidores lotados no interior do estado, o atendimento permanece nas Diretorias Regionais de Educação (Direc).

A pesquisa revelou também que 47% dos usuários buscam o serviço para dar entrada em processos, 18% querem orientações, 11% pretendem acompanhar processos e os 24% restantes buscam outras demandas. Para Carina dos Santos, que estava como procuradora da mãe, o local é de primeiro mundo. “Cheguei aqui para dar entrada no tempo de serviço, achando que ia pegar fila, mas me deparei com um ambiente agradável, lindo e confortável. Isto me proporcionou resolver tudo rapidamente, sem precisar me estressar”.

De acordo com a gerente do SAC Educação, Elvira Morais, o tempo médio de atendimento varia de um a 15 minutos. “Depende muito da demanda do servidor. Às vezes ele chega com muitas dúvidas e isso requer um atendimento de mais tempo”, explica Elvira.

SAC Educação – Criado no dia 15 outubro de 2009, em comemoração ao Dia do Professor, o SAC tem o propósito de oferecer mais qualidade, humanização e agilidade de informação. A estrutura conta com 12 profissionais atuando no atendimento e treinados de acordo com o padrão de qualidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Do seu lançamento até o dia 31de janeiro, foram realizados 8.728 atendimentos. A maioria das demandas está relacionada a pedidos de aposentadoria e a comprovações do tempo de serviço do servidor.