A contagem regressiva para a premiação dos Melhores do Esporte da Bahia 2009, nesta quarta-feira (24), e o clima entre os atletas baianos é de ansiedade e expectativa, já que os vencedores serão conhecidos apenas no momento da solenidade. O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), será realizado no teatro da Universidade do Estadual da Bahia (Uneb), no Cabula, a partir das 18h30.

O nadador Allan do Carmo, que atualmente é um grande destaque da natação do país e do mundo, e teve um ano de 2009 repleto de vitórias, inclusive com o vice-campeonato mundial, confessa estar ansioso para conhecer os premiados. "Fica uma ansiedade para saber quem vai ser o premiado e também de ser escolhido como o melhor do ano", afirmou.

No evento, serão premiados os atletas e para-atletas da Bahia que mais se destacaram no ano de 2009. Todos foram indicados pelas suas federações. Para Allan, esta cerimônia e o prêmio têm grande importância na sua carreira. "É um reconhecimento para os atletas baianos que tanto treinam e lutam para representar o estado e têm poucos momentos como este para serem parabenizados e lembrados pelas pessoas".

Verônica Almeida, um dos maiores nomes da natação paraolímpica no país, não vai participar do evento pois está em Paris, na França. "Infelizmente, não vou poder estar presente na cerimônia, mas meu marido Marcelo irá me representando. Tentei adiar ao máximo essa minha vinda à França por causa do evento, mas eu não podia mais adiar".

Para ela, o Melhores do Esporte é uma importante forma de valorizar os atletas baianos. "O ano de 2010 vai ser representativo para o esporte mundial, devido à Copa do Mundo. Sem dúvida, destacar os atletas pelo seu desempenho e suas vitórias, dando-lhes um reconhecimento, através de uma premiação, é valorizar o real merecimento de uma conquista. Pois o atleta precisa ser reconhecido pela sua dedicação diária, pelos treinamentos, pelo suor que lhe é derramado".

A nadadora espera que o marido Marcelo possa representá-la levando para a casa o troféu. "Em agosto, alcancei o 1º lugar no Ranking Mundial e isso faz com que eu acredite que todo meu esforço esteja sendo cada vez mais valorizado. Ser reconhecida no meu estado pelo brilhante ano de 2009, realizado dentro dos meus projetos como atleta de alto rendimento, seria um presente e mais uma vez uma homenagem inesquecível, pois para mim todo atleta chama-se superação”.