O governador Jaques Wagner está reunido no ministério da Fazenda, em Brasília com o ministro da Fazenda Guido Mantega para tratar da queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em janeiro na ordem de 13% a 14%. A reunião começou às 17h, no gabinete de Mantega. Também estão participando da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias, de Sergipe, Marcelo Deda.

Em entrevista no Ministério da Fazenda, Jaques Wagner disse que a contribuição do FPE pesa muito. Segundo ele, em 2009 “houve diálogo e foi encontrada uma saída para as perdas na arrecadação. Agora, esperamos dar um novo passo para abrir nova conversa”.

O governador afirmou ainda que espera tomar conhecimento da previsão de arrecadação do FPE para este ano. Segundo o governador, havia uma projeção feita por órgãos do tesouro nacional de que em janeiro haveria um incremento de 10%. Mas em conversa prévia ao encontro, o ministro Mantega adiantou que janeiro foi mês atípico. Mas mesmo assim, os governadores querem discutir o assunto.