Em reunião realizada durante a manhã desta sexta-feira (5), o Conselho de Administração do Centro Internacional de Negócios (PromoBahia), aprovou o encerramento das atividades da instituição. O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correa, presidiu a reunião e explicou as razões do fechamento. “Há uma impossibilidade jurídica do Estado em continuar aportando recursos numa entidade privada, em conformidade com diversos posicionamentos da Procuradoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas do Estado”.

“Considerando que, ao longo desses anos, somente o Estado vem aportando recursos na entidade por meio de convênios e contratos, e que a entidade não conta com outras fontes para cobrir custeio e pessoal, a decisão tomada de não mais firmar contratos impossibilitará o PromoBahia de continuar a funcionar”, disse o presidente interino do PromoBahia, Jacques Santiago.

O presidente do Conselho, secretário James Correa, esclareceu que todos os 47 empregados do PromoBahia receberão as parcelas rescisórias e todos os débitos financeiros serão quitados num esforço conjunto com as entidades associadas.

Fazem parte do Conselho do PromoBahia entidades como a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), a Associação Comercial da Bahia (ACB), o Banco do Nordeste (BN ), o Banco do Brasil (BB), o Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), a Federação do Comércio do Estado da Bahia (Feceb), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae).

Continuidade – Nesta sexta-feira (5) empresários, exportadores, importadores, entidades de classe e associações enviaram emails e telefonaram em solidariedade ao o fim da entidade e preocupados com a continuidade dos serviços prestados pelo PromoBahia ao longo de 40 anos.

No entanto, durante a reunião com o Conselho de Administração, o secretário James Correa garantiu que as atividades executadas pelo PromoBahia serão absorvidas pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e demais entidades associadas.

Dentre as ações realizadas pelo Promobahia destacam-se promoção comercial e de investimento, capacitação em comércio exterior, cooperação empresarial e institucional e inteligência e acesso a mercados.

Evolução do Promobahia

O Sistema Promoexport foi implantado no início da década de 70, numa iniciativa dos setores governamentais e da classe empresarial nordestina, com o objetivo principal de promover e incrementar as exportações da região, utilizando os incentivos fiscais e creditícios contidos no âmbito da política nacional de expansão das exportações brasileiras.

O Núcleo de Promoção de Exportações da Bahia (Promoexport ), ao longo dos anos, atuou no fomento do comércio exterior do estado, assessorando as empresas, sobretudo pequenas e médias, no desenvolvimento e direcionamento de produtos para o mercado internacional, por meio do atendimento empresarial, informações, estatísticas, assistência técnica e promoção comercial.

O processo da globalização e consequente internacionalização dos mercados e das empresas estabeleceu novos paradigmas para o Promoexport que, a partir de 1997, adequou e modernizou sua estrutura organizacional e operacional, visando poder atender às necessidades de desempenho, agilidade, produtividade, competitividade e eficiência impostas pelas práticas modernas de atuação, em sintonia com padrões internacionais, tais como cooperação empresarial, transferência de tecnologia, parcerias comerciais, bem como atração de investimentos diretos.

Em função do novo cenário e das novas atribuições, foi alterada a razão social para Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), cuja missão é a de fomentar o desenvolvimento dos negócios e a internacionalização da economia da Bahia, por meio do comércio exterior, da cooperação empresarial e da atração de investimentos. Em 2009 mudou para Centro Internacional de Negócios (PromoBahia), com a missão de identificar, desenvolver, promover e gerar negócios rentáveis para o estado da Bahia ao redor do mundo.