Professores, operadores do direito, profissionais de segurança pública e policiais rodoviários federais e estaduais serão capacitados para atuar nas ações de prevenção e de combate ao uso de drogas do Plano Operativo Tripartite do Programa Federal – Ações Integradas da Prevenção ao Uso de Drogas e Violência.
O lançamento do plano, que estava marcado para 28 de janeiro, foi adiado para o dia 5 de fevereiro, às 14h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) – 3ª avenida, 310, Centro Administrativo da Bahia.

Os municípios de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho são os quatro primeiros do Estado a participarem do plano, resultado do esforço conjunto dos governos federal, estadual e prefeituras.

O programa da Política Nacional sobre Drogas tem como principais metas o fortalecimento da rede social e de saúde voltadas para a prevenção e tratamento do uso de drogas, desenvolvendo ações de prevenção integradas a ações focadas em três frentes, mobilização, prevenção e tratamento e reinserção social.

Considerando a complexidade das ações de prevenção e a demanda cada vez maior de os educadores de ensino fundamental e médio abordarem e lidarem com a questão das drogas em sala de aula, o Plano prevê a capacitação de educadores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção escolar relacionados ao uso de drogas.

As ações do Plano são estendidas também aos profissionais de segurança pública e a policiais rodoviários federais e estaduais, com o treinamento e a capacitação de agentes de trânsito que atuarão na prevenção do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro, bem como no uso dos Etilômetros, a fim de reduzir o número de acidentes.

As capacitações incluem também operadores do direito e preveem a aplicação mais eficaz da Lei nº 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), prescrevendo medidas para a prevenção do uso indevido.