O governador Jaques Wagner empossou, nesta terça–feira (23), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, os 45 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA). O objetivo do órgão é dialogar com diversos representantes da sociedade civil organizada, como ONGs, artistas, sindicatos, universidades, entre outros.

Por meio do Codes, os representantes da sociedade civil vão discutir e elaborar políticas públicas para o desenvolvimento do estado. O Codes vai funcionar com sessões plenárias, grupos de trabalho, seminários e mesas redondas, realizando quatro reuniões anuais, definidas pelos membros do órgão ou pelo governador, que o preside.

De característica consultiva, o Conselho vai fortalecer a interlocução com a sociedade, representada por empresários, trabalhadores e outros segmentos. A atual formação tem duração de um ano, com possibilidade de renovação do mandato.

Segundo Wagner, este conselho é uma forma de se exercitar a democracia participativa, buscando contemplar todos os setores da sociedade, focando, principalmente, em políticas sociais.